Na madrugada deste sábado (16), morreu o cantor Carlos Lyra, um dos criadores da bossa nova, aos 90 anos. Segundo informações da imprensa do Rio de Janeiro, o artista estava internado em um hospital particular na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, desde a última quinta-feira (14).
Segundo publicação nas redes sociais do artista, a morte foi "inesperada". Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do corpo do compositor.
Carlos Lyra nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. O artista aprendeu a tocar violão na adolescência, quando ganhou o instrumento porque precisaria ficar de cama por seis meses após ter quebrado a perna em uma competição esportiva.
Durante a juventude, ele montou a Academia de Violão, com o compositor Roberto Menescal. Dessa forma, os dois começaram a viver de música e conheceram nomes como Marcos Valle, Nara Leão e outros.
Lyra fez parte da primeira geração da bossa nova. A música que o deixou famoso é Menino, gravada, em 1956, por Sylvia Telles. Outras composições célebres do artista são Maria Ninguém, Você e Eu e Minha Namorada, por exemplo.
Carlos Lyra deixa uma filha, Kay Lyra, fruto do relacionamento que teve com a atriz e modelo americana Kate Lyra, e a mulher, a produtora Magda Botafogo.