O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, às 9h14 deste sábado (7), o desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O tema deste ano é Democracia e Independência. É o Brasil no Rumo Certo.
O presidente Lula chegou à Esplanada em carro aberto, o Rolls-Royce presidencial tradicionalmente usado nesta cerimônia, após passar em revista as tropas próximo ao Palácio do Planalto.
O presidente foi recebido pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.
Na tribuna de honra do evento, marcam presença ao lado de Lula o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zannin e Edson Fachin.
Também estão na tribuna o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; e os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; da Casa Civil, Rui Costa; das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; das Mulheres, Cida Gonçalves; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; da Cultura, Margareth Menezes.
E O POVO?
Confusões marcaram a entrada do público geral no desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios. Brasilienses e visitantes enfrentaram dificuldades pois o público foi compactado para dar a impressão nas filmagens das televisões a impressão de muita gente no evento.
“É uma falta de organização, estão tirando nosso direito, porque tem espaço lá dentro, a gente está vendo. Eles não podem fazer isso. Tem que deixar o pessoal entrar, sem tumulto. Não precisa disso”, finalizou moradora do Distrito Federal.
Como entender o esvaziamento, simples, perguntado a população a cada 10 pessoas 7 tinham parente desfilando, 2 moradores de Brasilia, claro que a grande mídia nao mostrará isso, e vao filmar nucleos para a manchete ser, "O povo apoia governo no 7 de setembro".
Rodrigo Pacheco (Presidente do Congresso Nacional) e Alexandre de Moraes (Ministro do Supremo Tribunal Federal)receberam vaias em momentos do desfile.
Mesmo assim o desfile não deixou de ter sua beleza demonstrada.
Ao todo, o desfile mobiliza 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas. Deste total, 3.990 participarão dos desfiles a pé, motorizado (que envolverá 133 viaturas) e montado (cavalos).
A equipe de segurança, formada por contingentes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além de equipes da Segurança Pública, mobilizou outros 4.882.