Mais de 5,2 milhões de contribuintes recebem nesta sexta-feira (29) a grana liberada pelo terceiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2022. O montante pago soma R$ 6,3 bilhões, de acordo com a Receita Federal.
Nesta terceira etapa de pagamentos, serão beneficiados todos aqueles que entregaram a declaração até o dia 3 de maio. O valor será creditado diretamente na conta bancária informada no final da declaração com um acréscimo da taxa Selic em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento.
De acordo com o Fisco, o lote atual contempla 9.461 contribuintes idosos com mais de 80 anos, 62.969 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 29.540 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.
Os primeiros lotes de restituição foram pagos em maio e junho. Quem não receber a grana neste mês ainda poderá ser beneficiado nos dias 31 de agosto ou 30 de setembro. As liberações seguem a ordem da data de entrega da declaração. Quem não aparecer em nenhuma das listas encontra-se com a declaração presa na malha fina.
Além de conferirem na página na internet, os contribuintes podem saber se estão no segundo lote de restituição acessando o aplicativo do Fisco disponível para os sistemas Android e iOS. Nos sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências que impedem a restituição. Nesse caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após ser depositada, a restituição ficará disponível no banco durante o período de um ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no eCAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.