(11)978084760

NO AR

TV & RÁDIO REGIONAL

sandromoraes.com.br

Brasil

Em Garanhuns (PE), bolsonaristas contestam que Lula seja \\\'filho da terra\\\'

Até locutor do evento que receberá Jair Bolsonaro afirma que o petista, na cidade, nascem em área onde hoje é Caetés

Publicada em 18/09/22 às 12:15h - 6325 visualizações

por O Globo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Cartaz critica Lula (PT) e senador Randolfe Rodrigues (Rede) \\\'filhos da terra\\\' de esquerda em Garanhuns, Pernambuco  (Foto: Divulgação)
Em todo o mundo, cidades se orgulham de ser o berço de personalidades, incluindo ex-presidentes, pois isso ajuda estas localidades a "entrarem no mapa" e obter até recursos com isso, via turismo. Mas em Garanhuns, cidade de 140 mil habitantes no agreste pernambucano, bolsonaristas da cidade resolveram contestar que Luiz Inácio Lula da Silva seja filho da terra.
De certa maneira, o debate reflete um pouco o que ocorreu em outros locais nesta era de fake news, como quando Donald Trump alegava que Barack Obama não havia nascido nos Estados Unidos. Mas, em Pernambuco, o debate não chega a contestar o país de Lula, apenas seu município.
O motivo desta disputa é quase técnico: Lula nasceu em 1945 em uma área rural de Caetés, então distrito de Garanhuns. Caetés, hoje com 28 mil habitantes, se emancipou em 1963. Mas nos sete anos que Lula viveu na região — antes de ir em pau de arara a São Paulo em uma viagem de 13 dias —, a localidade fazia parte de Garanhuns. Mas o que motiva o debate é político: se Lula não for considerado garunhense, perde parte do "apelo" na cidade, que em 2018, no segundo turno, deu 72% de votos para Fernando Haddad (PT), sobrando 28% para Bolsonaro.
O tema chegou, inclusive ao evento da cidade que recebeu, na tarde desta sábado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) — que foi ao agreste para tentar reduzir a rejeição na região e "provocar" o adversário com imagens de apoio em uma motociata e discurso na Marcha para Jesus na região
Antes do presidente subir no trio, o locutor disse que Lula não é de Garanhuns:
— Declaramos que Garanhuns é de Jesus, Pernambuco é de Jesus. Nenhum outro nome é digno — disse o locutor do trio elétrico.
Isso incendiou a plateia:
— Ele não é de Garanhuns. Nasceu em Caetés. Diz que é daqui porque Garanhuns tem mais nome — disse Zenildo Nunes de Andrade, 62 anos, aposentado.
-- É uma mentira que ele seja de Garanhuns. É de Caetés, mas não fala. Não tenho orgulho dele ser daqui depois de tudo o que ele fez -- disse Lucia Souza, de 38 anos, que acompanhava ao lado do trio onde Bolsonaro estava
No meio da multidão, uma pessoa segurava uma placa que até admitia que Lula é nascido em Garanhuns, mas pedia perdão. O cartaz mencionava também o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também nasceu na cidade. "Lula e Randolfe nasceram aqui, perdão Brasil. Nós já superamos essa trauma", dizia o texto.

Fonte:https://oglobo.globo.com/politica/eleicoes-2022/noticia/2022/09/em-garanhuns-pe-bolsonaristas-contestam-que-lula-seja-filho-da-terra.ghtml



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1840349
Copyright (c) 2024 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!