O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, enfrentou problemas após o incidente envolvendo um avião de pequeno porte, ocorrido na tarde deste domingo, 9. Depois de interditar a pista principal para retirar a aeronave e apurar o caso, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) precisou suspender ou cancelar ao menos 140 voos, sendo 73 partindo do local e 67 chegando. As operações só foram retomadas por volta das 23h15 (de Brasília), mais de nove horas após o incidente. Através de canais oficiais, algumas companhias decidiram orientar seus clientes. A Latam, por exemplo, afirmou que os passageiros com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em Congonhas podem “postergar ou cancelar suas viagens sem custos” ou “pedir o reembolso integral sem cobrança”. A GOL, por sua vez, informou que oito voos foram alterados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados. Além disso, a companhia relatou que prestou assistência aos afetados, pedindo para que eles evitem o aeroporto da Zona Sul da capital paulista.