Na despedida dos Diegos e da temporada 2022, o Flamengo perdeu para o Avaí, em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, neste sábado (12), num Maracanã lotado, pelo placar de 2 a 1, com gols de Wellington, contra, para o Flamengo, e Marcinho e Felipe Silva, para o Avaí.
Com o resultado, o Rubro-Negro encerra a competição com 62 pontos e garantiu o quinto lugar na classificação, enquanto o Avaí terminou nos 35 e pode ficar na 17ª posição, se o Ceará e o Atlético Goianiense perderem, mas rebaixado para a Série B em 2023.
O primeiro tempo teve momentos bons das duas equipes, sendo que o Flamengo teve um pouco mais de domínio e criou boas oportunidades, com Ayrton Lucas, Cebolinha e Rodinei. Gabi ainda teve um gol anulado. O placar foi aberto aos 41 minutos, após cruzamento de Marinho, que Wellington desviou, marcando contra, mas, o Avaí ainda conseguiu o empate, no minuto 49, em forte chute de Marcinho.
No segundo tempo, Diego Ribas foi substituído aos 17 minutos e foi muito aplaudido e cumprimentado por todos os atletas em campo. Antes de sair, para a entrada de Thiago Maia, ele tirou a camisa e mostrou estar vestindo outra com o nome de Gabi e o número 10, fazendo a passagem simbólica da numeração para o atacante flamenguista, que irá utilizá-la em 2023. Diego Alves também foi substituído, dando lugar a Hugo Souza, sendo muito aplaudido por todo o estádio e deixando o campo sob lágrimas.
Quando tudo se destinava para o empate, em escanteio, aos 33 minutos, o zagueiro Felipe Silva cabeceou para defesa de Hugo, que deu rebote para o próprio Felipe virar o jogo, o primeiro gol dele como profissional.
Gols: Wellington (contra), aos 41'/1T (Flamengo); Marcinho, aos 49'/1T e Felipe Silva, aos 33'/2T (Avaí)
FLAMENGO: Diego Alves (Hugo Souza), Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Vidal (Kayke David), João Gomes (Matheuzinho) e Diego (Thiago Maia); Marinho (André Luiz), Cebolinha e Gabi. Técnico: Dorival Junior
AVAÍ: Gledson; Thales, Wellington Nascimento, Felipe Silva e Natanael (Diego Matos); Lucas Ventura, Eduardo (Andrey) e Jean Cléber; Vitinho, Marcinho (Felipinho) e Pablo Dyego (Gaspar). Técnico: Fabrício Bento