Um asteroide, classificado pela Nasa como possivelmente perigoso, passará perto da Terra nesta quarta-feira (26).
Pesquisadores estimam que o meteoro tenha 300 metros de diâmetro e está a uma velocidade de 61 mil km/h.
O 2006 HV5 poderá ser visto somente com telescópios potentes, pois estará a uma distância de 2,4 milhões de km. Embora seja uma margem confortável, em termos astronômicos ainda é classificada pelos cientístas por um triz.
A Dra. Susanna Kohler, da Sociedade Astronômica Americana, afirmou que a rocha espacial é classificada como uma raridade do tipo 2 pela agência espacial. Isso significa que um meteorito deste tamanho ou maior só passa pela Terra, em média, uma vez no ano.
Ela completa dizendo que o risco de colisão é quase nulo, já que o meteoro vêm sendo observado há mais de 17 anos e os astronomos podem calcular com extrema precisão as suas localizações futuras.
De acordo com o tablóide britânico Daily Star, o 2006 HV5 é um dos mais de 31 mil objetos próximos da Terra que foram identificados até agora, além de estar entre os 2.300 asteróides que foram classificados como "potencialmente perigosos" e, embora nenhum deles represente uma ameaça, há sempre o risco de que suas órbitas sejam perturbadas, enviando-os em rota de colisão com nosso planeta.