Dia 18 de maio é celebrado nacionalmente o dia da Luta Antimanicomial, o movimento luta pelo direito de pessoas com sofrimento mental serem tratadas com liberdade e sem discriminação.
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em parceria com a Unidade Gestora de Saúde promoverá a partir da próxima segunda-feira (15), ações com os trabalhadores da área da saúde mental para fomentar a conscientização do tema e eventos voltados para a população.
Segundo o gerente do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) infantil da cidade e o organizador da comissão dos trabalhadores, José Doniseti Dias, o movimento é também um ato de resistência. “Precisamos promover continuamente esse trabalho, para que os CAPS resistam e não se tornem manicômios de portas abertas”, pontuou Doniseti.
Sobre o movimento
A luta antimanicomial combate a ideia de que as pessoas com sofrimento mental sejam isoladas da sociedade para serem tratadas, pois essa ideia é baseada em pensamentos preconceituosos que cercam a doença mental. O movimento parte de que todo e qualquer ser humano merece ser tratado com dignidade e que essas pessoas são cidadãos que também têm o direito fundamental de serem livres.
Programação e ações da semana: