Os metroviários desistiram da paralisação que estava prevista para ocorrer a partir da 0h desta terça-feira (13). A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (12), em assembleia na sede do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo.
De acordo com o sindicato, a categoria aceitou a nova proposta apresentada pela direção do Metrô. A empresa se comprometeu a contratar novos funcionários por meio de concurso público — uma das reivindicações dos metroviários. Além disso, 115 seguranças que passaram no concurso em 2019 serão contratados.
No total, 3.153 trabalhadores participaram da votação. Mais de 73% da categoria votou pelo cancelamento da greve. Enquanto, 24% escolheram a paralisação das linhas com catracas abertas, e apenas 1,8% se absteve.
As principais reivindicações da categoria eram a contratação de funcionários por concurso público, reajuste salarial e a reintegração dos metroviários demitidos em 2020.
Atualmente, o Metrô opera as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Com a desistência da greve, elas vão operar normalmente nesta terça-feira.