"Golpes de capoeira
Os golpes de capoeira são formados pelos seguintes movimentos, que são caracterizadas pelo uso dos membros e da cabeça:
movimentos simples e de manobra;
movimentos de fuga, ataque, contra-ataque, balões e esquiva;
floreios e defesas;
movimentos de entrada, saída, de pedido e chamadas;
movimentos acrobáticos.
Música de capoeira
A música de capoeira é um elemento essencial para a construção da prática corporal e de seu desenvolvimento. Os diferentes toques executados nos diversos instrumentos, junto ao coro e o compasso das palmas, compõem a musicalidade dessa manifestação cultural.
→ Toques das músicas de capoeira
Os toques se distinguem a depender do mestre e tipo de capoeira. Entre os toques da capoeira regional estão:
Hino da Capoeira Regional;
Benguela;
Cavalaria;
Santa Maria;
Pequeno;
Idalina;
Amazonas.
No estilo regional, os toques são mais rápidos, ao contrário da categoria Angola, que conta com um ritmo mais lento.
→ Temas das músicas de capoeira
Entre os temas das letras musicais cantadas na capoeira estão as vivências das pessoas escravizadas e as divindades do candomblé. Veja exemplos:
“Eu vou dizer ao meu senhor que a manteiga derramou/A manteiga não é minha/A manteiga é de ioiô” (ladainha de cotidiano, lembrando dos escravos que trabalhavam na cozinha).
“Oi sim sim sim/Oi não não não” (ladainha de roda, cantada para quando a luta está empatada).
“Salomé, Salomé/Eu já vi homem barbado apanhar de mulher” (ladainha de roda, cantada para quando tem algum homem perdendo de uma mulher).
“Sai sai Catarina/Saia do mar, venha ver Idalina” (ladainha religiosa em homenagem a Iemanjá).
Instrumentos da capoeira
A prática da capoeira pode ser realizada com diversos instrumentos. Veja sobre alguns deles a seguir:"
"Berimbau: é um instrumento essencial da capoeira, composto por um arco de madeira com uma corda de aço, verga e cabaça. O dobrão e a baqueta são responsáveis pelo toque do berimbau, junto ao caxixi. Os tipos de berimbau da capoeira Angola são: gunga (grave), médio e viola (agudo). Esse instrumento é de origem dos povos bantos, que habitavam a região central do continente africano.
Caxixi: consiste em um pequeno cesto de vime com sementes ou pequenas conchas do mar. Elas criam um efeito sonoro de chocalho. O tocador o utiliza preso ao seu dedo junto ao berimbau.
Agogô: é formado por um arco pequeno e uma alça. Ao final deles há dois cones metálicos de diferentes tamanhos, responsáveis por dois sons distintos ao serem tocados por uma vareta de ferro.
Atabaque: é um tambor cilíndrico baixo de origem africana muito comum no candomblé. O ritmo do jogo é marcado por esse instrumento, que acompanha o berimbau gunga.
Pandeiro: é um instrumento de percussão que acompanha o caxixi e possui um som mais agudo do que o atabaque. Uma de suas funções é marcar o compasso.
Ganzá: é composto por um tubo feito de metal ou de plástico que forma um chocalho. Seu som é produzido por grãos de cereais ou areia colocados no compartimento interno.
Reco-reco: é caracterizado por um cano composto por metal. Ele é tocado por uma espécie de palito também de metal. Há também a variação feita com bambu."
"Por Lucas Afonso
Jornalista"