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Juiz aplica multa de R$ 1 bilhão e manda Uber contratar motoristas

Empresa afirmou que vai recorrer da decisão, a primeira favorável ao Ministério Público do Trabalho contra aplicativos

Publicada em 15/09/23 às 00:25h - 4627 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


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O juiz prevê seis meses de prazo para o cumprimento  (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)
A Justiça determinou que a empresa de transporte por aplicativo Uber registre todos os seus motoristas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e pague R$ 1 bilhão por danos morais coletivos. A decisão é do juiz Maurício Pereira Simões, da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo, que acolhe uma ação civil pública ajuizada pela Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região.
O juiz prevê seis meses de prazo para o cumprimento da decisão, a partir do trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de recurso, e estabelece multa diária de R$ 10 mil por motorista não registrado.

A Uber informou em nota que vai recorrer da decisão da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo e não vai adotar as medidas determinadas antes que todos os recursos sejam esgotados.

A decisão foi a primeira favorável ao Ministério Público do Trabalho contra aplicativos que reconhece o vínculo de emprego de motoristas e entregadores. Foram registradas decisões que negaram o vínculo, em casos que envolveram as empresas Lalamove, 99, iFood e Loggi.

A Uber informou em nota que vai recorrer da decisão da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo e não vai adotar as medidas determinadas antes que todos os recursos sejam esgotados.

A decisão foi a primeira favorável ao Ministério Público do Trabalho contra aplicativos que reconhece o vínculo de emprego de motoristas e entregadores. Foram registradas decisões que negaram o vínculo, em casos que envolveram as empresas Lalamove, 99, iFood e Loggi.

Veja íntegra da nota da Uber

"A Uber esclarece que vai recorrer da decisão proferida pela 4ª Vara do Trabalho de São Paulo e não vai adotar nenhuma das medidas elencadas na sentença antes que todos os recursos cabíveis sejam esgotados.

Há evidente insegurança jurídica, visto que apenas no caso envolvendo a Uber, a decisão tenha sido oposta ao que ocorreu em todos os julgamentos proferidos nas ações de mesmo teor propostas pelo Ministério Público do Trabalho contra plataformas, como nos casos envolvendo Ifood, 99, Loggi e Lalamove, por exemplo.

A decisão representa um entendimento isolado e contrário à jurisprudência que vem sendo estabelecida pela segunda instância do próprio Tribunal Regional de São Paulo em julgamentos realizados desde 2017, além de outros Tribunais Regionais e o Tribunal Superior do Trabalho.

A Uber tem convicção de que a sentença não considerou adequadamente o robusto conjunto de provas produzido no processo e tenha se baseado, especialmente, em posições doutrinárias já superadas, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal.

Na sentença, o próprio magistrado menciona não haver atualmente legislação no país regulamentando o novo modelo de trabalho intermediado por plataformas. É justamente para tratar dessa lacuna legislativa que o governo federal editou o Decreto nº 11.513, instituindo um Grupo de Trabalho 'com a finalidade de elaborar proposta de regulamentação das atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas', incluindo definições sobre a natureza jurídica da atividade e critérios mínimos de ganhos financeiros.

Nos últimos anos, as diversas instâncias da Justiça brasileira formaram jurisprudência consistente sobre a relação entre a Uber e os parceiros, apontando a ausência dos quatro requisitos legais e concomitantes para existência de vínculo empregatício (onerosidade, habitualidade, pessoalidade e subordinação). Em todo o país, já são mais de 6.100 decisões de Tribunais Regionais e Varas do Trabalho afastando o reconhecimento da relação de emprego com a plataforma.

O TST já determinou em diversos julgamentos unânimes que não existe vínculo de emprego entre a Uber e os parceiros. Em um dos mais recentes, a 4ª Turma do TST considerou que motoristas podem 'escolher, livremente, quando oferecer seus serviço, sem nenhuma exigência de trabalho mínimo', o que deixa claro que há 'práticas no modelo de negócios das plataformas online que distinguem bastante os serviços realizados por meio delas das formas de trabalho regulamentadas pela CLT'.

Também o STJ (Superior Tribunal de Justiça), desde 2019, vem decidindo que os motoristas "não mantêm relação hierárquica com a empresa porque seus serviços são prestados de forma eventual, sem horários pré-estabelecidos, e não recebem salário fixo, o que descaracteriza o vínculo empregatício.

Recentemente, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou a existência de vínculo e revogou duas decisões de Minas Gerais declarando que uma delas 'desrespeitou o entendimento do STF, firmado em diversos precedentes, que permite outros tipos de contratos distintos da estrutura tradicional da relação de emprego regida pela CLT' e que a outra 'destoa da jurisprudência do Supremo no sentido da permissão constitucional de formas alternativas à relação de emprego.".




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