O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não se pronunciou sobre a possível inclusão dos responsáveis pela página de fofoca Choquei no inquérito 4.781, conhecido como “inquérito das fake news”, que está sendo conduzido pela Corte. O perfil já confessou em nota oficial a publicação de fake news que levou a jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos, ao suicídio.
“Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa — que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei — e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado”, diz a nota da Choquei.
Diferente do que ocorreu com o perfil de entretenimento, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito 4.781, já incluiu oficialmente um grupo de críticos da Corte no inquérito, alegando que são autores de fake news. O inquérito, que está próximo de completar cinco anos, já resultou em prisões e uma série de medidas cautelares, como o bloqueio de redes sociais, inclusive de perfis de parlamentares em exercício. A maioria dos investigados no inquérito são críticos do STF e alinhados à direita política.
Agora, diante do escândalo envolvendo o perfil Choquei e outras páginas de fofoca ligadas à agência Mynd8, que também disseminaram fake news que levaram à morte de uma jovem, o STF se mantém em silêncio. Embora a maioria dos membros do tribunal esteja em recesso, há ministros de plantão. Além disso, a assessoria do STF informou que Moraes decidiu manter os trabalhos durante o recesso e continua suas atividades em seu gabinete.
Vale lembrar que o proprietário do perfil, Raphael Sousa Oliveira, é próximo da primeira-dama, Janja da Silva, e usou sua influência nas redes sociais para apoiar a candidatura de Lula no ano passado. Janja chegou a enviar informações privilegiadas ao perfil durante o período eleitoral.
Tanto o STF como TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já deviam ter aberto investigação, inclusive investigar sobre uma possível utilização de “Uso do Poder Econômico” da Chapa de Lula e Alckimin pois ao que parece toda a pirâmide de influenciadores contratados pela Mynd Agencia de Marketing são influenciadores de esquerda, supostamente apoiadores da Chapa Lula e Alckimin nas eleições de 2022.
O que está acontecendo é que a imprensa brasileira que estão silenciadas pela verba governamental, não publicaram nem uma nota se quer sobre todo esse escanda-lo e recentemente o Ministro Alexandre de Moraes deu uma entrevista ao Grupo Globo, ao que parece para tentar criar uma cortina de fumaça, assim como a Petrobras que agora vai investigar a venda de refinaria, ou seja tentar incriminar Bolsonaro em alguma coisa, para desviar o foco de todo o escândalo que envolve o PT, Lula, Janja, Mynd, Choquei e outros que estão direta ou indiretamente envolvidos com a morte de Jessica Vitoria
#CHOQUEI #MAYND #JESSICA #MORTE #STF #ALEXANDREDEMORAES #TSE #CRIME #MILICIADIGITAL #POLICIA #INVESTIGAÇÃO #tveradioregional #sandromoraes #Noticias #jornal