A pesquisa Quaest com a Genial Investimentos mostra que o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), aparece com 20% das intenções de voto, seguido por José Luiz Datena (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), com 19% cada , na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Os dados resultam de cenário estimulado, no qual os nomes dos possíveis candidatos são apresentados para os entrevistados.
O levantamento entrevistou 1.002 pessoas, de 16 anos ou mais, entre 25 e 28 de julho e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou menos, o que determina um empate técnico entre os três. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-06142/2024.
A pesquisa também trazia o nome de outros candidatos, além do percentual de eleitores indecisos ou que afirmaram votar branco ou nulo e aqueles que não vão votar.
O levantamento também trouxe alguns cenários estimulados sem a presença de alguns pré-candidatos. A ideia é perceber a movimentação do eleitorado caso haja alguma mudança da lista de quem deve concorrer ao cargo.
Sem Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi (DC) e João Pimenta (PCO), que obtiveram índices de intenção de votos entre 1% e 0%, os números ficam assim:
A lista sem Datena (PSDB), Kim Kataguiri (União), Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi (DC) e João Pimenta (PCO) indica o emedebista à frente:
O estudo sem Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Kim Kataguiri (União), Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP), Fernando Fantauzzi (DC) e João Pimenta (PCO) aponta folga para o candidato Ricardo Nunes:
Nesta modalidade de pesquisa, o entrevistado não tem acesso à lista prévia com os nomes dos candidatos. Assim, Boulos aparece com 9% e Nunes, com 7%. O que chama atenção é o alto número de eleitores indecisos: 68% das pessoas.
Os entrevistadores também consultaram a intenção de votos em caso de um eventual segundo turno. São quatro cenários.
A pesquisa também consultou os eleitores se a intenção de voto é definitiva ou existe margem para mudar a escolha. Os resultados mostraram que 56% afirmaram que podem alterar o voto inicial.