Com o resultado, o Alvinegro disparou na liderança, com 36 pontos, dez a mais que o vice-líder, Flamengo. Já o Grêmio fica em terceiro, com 26.
Agora, o Grêmio se prepara para a partida de volta da Copa do Brasil, diante do Bahia. A bola rola na quarta-feira (12), às 19h (de Brasília), na Arena do Grêmio. Já o Botafogo enfrenta o Patronato, da Argentina, no mesmo dia, às 19h (de Brasília), pela Copa Sul-Americana.
O primeiro tempo foi bastante movimentado e com boas chances para ambas as equipes. Apesar disso, o Grêmio teve a iniciativa, principalmente por estar jogando com o apoio de sua torcida. João Pedro e Reinaldo atuaram como laterais mais avançados procurando por Suárez.
Apesar disso, quem abriu o placar foi o Botafogo. Após cobrança de bola parada de Eduardo, Cuesta cabeceou, e Tiquinho completou para o fundo das redes, no entanto o árbitro marcou impedimento e anulou o gol.
O Grêmio cresceu nos minutos finais do jogo, mas não conseguiu ser efetivo nem abrir o placar na arena.
O Botafogo voltou com mudanças para a segunda etapa, mas foi o Grêmio que quase abriu o placar. Aos 4', João Pedro tabelou com Suárez, e Perri fez o corte. Na sobra, o próprio camisa 9 finalizou e mandou por cobertura, mas a bola foi na trave.
O Grêmio seguiu pressionando e buscando oportunidades e só não marcou porque o goleiro Lucas Perri estava inspirado e salvava o Botafogo com boas defesas.
Mesmo com o Tricolor em busca do resultado, quem abriu o placar foi o Botafogo. Aos 29', Bruno Alves perdeu a disputa com Segóvia, a bola sobrou para Di Placido, que encontrou Eduardo. O jogador mandou de primeira e abriu o placar.
Nos minutos finais, Segóvia novamente aproveitou erro da defesa gremista e achou um bom passe para Marlon Freitas. O volante cruzou para Carlos Alberto bater e marcar o segundo do Botafogo na partida e garantir a vitória.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Vina); João Pedro, Carballo (Cuiabano), Villasanti, Bitello (Nathan) e Cristaldo (Ferreira) e Reinaldo; Luís Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi.
BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo (Marçal); Marlon Freitas, Tchê Tchê (Breno) e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matías Segóvia), Tiquinho Soares e Luis Henrique. Técnico: Cláudio Caçapa.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DO BRASILEIRÃO 2023 - click aqui