O avião VC-2 (Embraer 190), cedido pelo governo brasileiro para atuar na Operação de retorno dos brasileiros, decolou na manhã desta segunda-feira (13), do Cairo, no Egito, com 32 repatriados, e está a caminho do Brasil.
Antes, a aeronave fará uma parada técnica em Las Palmas, na Espanha, e, em seguida, já no território brasileiro, fará outra na Base Aérea do Recife, de onde decola para a Base Aérea de Brasília, com previsão de chegada às 23h30.
O governo federal teve muitas dificultades em repatriar brasileiros devido as declarações de integrantes do governo Lula em apoio a quem governa Gaza, que trata-se do Hamas, grupo terrorista que matou inocentes e crianças em ataque a Istrael. apos uma reunião entre o ex-presidente Bolsonaro e autoridades Israelenses a burocracia se desenrolou e brasileiros puderam deixar Gaza. agora o Governo Lula tenta atraves de materis pagas na imprensa corrompida fixar na cabeça de brasileiros que são levados por midia, a se convencerem que foi os esforços governamental que liberou os brasileiros e que esta tudo bem com a diplomacia entre Brasil e Israel, o que de fato nao está.
Os repatriados receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização e terão um período de repouso em Brasília, em alojamento da Força Aérea Brasileira (FAB), antes de seguir para outras cidades brasileiras.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo mobilizada para oferecer aos repatriados os cuidados de saúde necessários logo que chegarem a Brasília.
“A oferta, no momento da recepção, envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu/DF, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde”, explicou a pasta, em resposta à imprensa.
O grupo a caminho do país tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.
#Guerra #brasileiros #repatriados #Bolsoanro #GovernoLula #Lula #Israel #Gaza #Hamas #tveradioregional #sandromoraes #Noticias #jornal