(11)978084760

NO AR

TV & RÁDIO REGIONAL

sandromoraes.com.br

Jundiaí

Água contaminada mata 300 kg de peixe no Tulipas

O Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab\\\'Saber tem outros problemas, como a falta de manutenção periódica

Publicada em 18/10/23 às 00:28h - 682 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Foto enviada por usuário do Parque Tulipas mostra urubus devorando os peixes mortos  (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

Cerca de 300 quilos de peixes mortos foram retirados do Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab'Saber, no Jardim das Tulipas, em Jundiaí, na segunda-feira (16). Amostras da água foram coletadas para identificar a origem da contaminação, mas usuários do parque relatam que é recorrente o mau cheiro na água, seja de esgoto ou de produtos químicos.

De acordo com Lurdes Campaneli, que mora no Jardim das Tulipas há 30 anos, também é rara a manutenção no local. "Precisava de uma reforma geral aqui. Reformaram uma ponte, mas ainda está precisando. A água tem cheiro de esgoto e óleo sempre. Ontem (segunda) estava mal cheiro por causa dos peixes, mas depois da chuva, acho que lavou."

Moradora do Jardim Santa Giovana há 4 anos, Sandra Pimentel conta que não é a primeira vez que peixes morrem. "Já teve morte de peixe outras vezes. Não sei se é por causa de esgoto, mas esses dias estava um cheiro insuportável. Esse parque é abandonado, ponte podre, mato", relata.

Caminhando pelo local, Marcos Martins também mora no Santa Giovana e viu a grande quantidade de peixes mortos. "Vi o barco tirando os peixes, estava uma carniça, cheio de urubu. Esses dias estava lotado de urubu por causa dos peixes. Acho que vaza produto químico de alguma empresa na água."

Além da ocorrência relacionada à má qualidade da água com mortandade dos peixes, o JJ constatou no parque que há outros problemas. Pontes com madeira podre, mato alto, quadras alagadas, limbo nas pistas de caminhada e galhos de árvores caídos compõem o cenário do parque, deixando-o com aspecto de abandonado.

INVESTIGAÇÃO

A fim de descobrir o que causou a mortandade dos peixes, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esteve no parque no fim de semana e na segunda para coletar amostras de água e investigar possíveis causas do ocorrido, após constatar a mortandade dos peixes. As amostras foram encaminhadas para análises laboratoriais em unidade sediada em Campinas. Os resultados e conclusões das investigações deverão subsidiar as ações legais cabíveis por parte da Companhia.

De acordo com a DAE, os técnicos da Cetesb trabalham com a possibilidade de descarte irregular de efluentes no córrego ou o carregamento de produto químico, que chegou ao local pelas chuvas dos últimos dias.

Segundo os técnicos, o odor do local deve ser eliminado dentro de aproximadamente três dias. Até que a investigação seja encerrada, a orientação é para que as pessoas evitem o contato com a água do lago. Ainda segundo a DAE, os lagos do parque contam com cerca de duas toneladas de peixes, então não morreram todos.

Já a Prefeitura de Jundiaí informa que também esteve no local no fim de semana para a avaliação e limpeza. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) informa que os lagos do Jardim Botânico Tulipas recebem água de cursos d´água do bairro, bem como a carga pluvial da bacia. Com o volume de chuvas registrado entre a noite de segunda-feira (16) e madrugada de terça-feira (17), o processo de limpeza foi acelerado, reduzindo as possibilidades de afetar a fauna do local. Vale destacar que, exatamente por concentrar os fluxos pluviais, o local pode ser afetado em ocorrências de descartes irregulares de substâncias.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1841778
Copyright (c) 2024 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!