As categorias de base da Liga Jundiaiense de Futsal buscam patrocinadores para conseguir arcar com os gastos da modalidade e se manter vivo nas competições. Ao todo, são oito categorias - masculina e feminina - e mais de 120 crianças e adolescentes que correm risco de não disputar campeonatos da Federação Paulista por falta de verba para taxa de inscrição, arbitragem, transporte, alimentação, uniforme dos atletas, entre outras necessidades. Para isso, a Liga abriu uma rifa para arrecadar dinheiro e sobreviver sem repasse da prefeitura.
De acordo com o presidente da Liga, Kleberson Paiva, mais conhecido como ‘Binho’, não disputar o campeonato da Federação Paulista seria um retrocesso para Jundiaí. “Estamos falando de uma associação esportiva ativa desde 1956, muito tradicional na cidade e uma das mais vitoriosas da modalidade em todo país. Vamos fazer de tudo para participar dos campeonatos desta temporada, e para isso estamos correndo contra o tempo para conseguir toda parte financeira necessária”, afirmou.
FEMININO PREJUDICADO
Com as competições “batendo na porta” e enfrentando muitas dificuldades financeiras para manter as atletas, as categorias de base femininas sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15 vão defender as cores de Vinhedo, por conta da falta de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e a Liga Jundiaiense para repasse financeiro e empréstimo das quadras dos centros esportivos. “Em 2023, a Prefeitura arcou com 90% de todos os custos das equipes, além de disponibilizar quadras para treinarmos e mandar os jogos em casa, e foi muito positivo. Para este ano, a Prefeitura segue apoiando as equipes sub-20 masculina e feminina, para que os atletas destas categorias possam disputar os Jogos Regionais. Mas nosso objetivo era firmar um convênio com o município e conseguir nos manter e dar todas as condições necessárias para todos os atletas. Infelizmente não aconteceu para este ano, por conta de todas as burocracias, por se tratar de um processo demorado e jurídico e pela falta de retorno do órgão público”, disse o presidente.
“O futsal feminino é muito importante. Como não tínhamos tempo para esperar o retorno da Prefeitura sobre a solicitação das quadras, acabamos direcionando as atletas para Vinhedo para que não perdessem mais tempo sem disputar as competições. É uma pena, por um lado, não poder disputar por Jundiaí, que é a cidade de grande parte das meninas, mas por outro lado, ficamos felizes por Vinhedo ter nos acolhido”, completou Binho.
SEM PARCERIA
Faltando menos de 10 dias para a estreia no Campeonato Metropolitano de Futsal, as equipes seguem sem local para treinar e mandar jogos na competição. Segundo Binho, a Liga enviou uma solicitação para que a Prefeitura possa ceder quadras dos centros esportivos para a modalidade, além de propor um convênio para repasses financeiros. “Fizemos contato com a Prefeitura para alinhar os documentos e firmar uma parceria para que o repasse financeiro para este ano seja aprovado. Enviamos uma solicitação para uso das quadras dos centros esportivos, mas ainda não recebemos retorno. Sobre a questão dos custos, a documentação está em tramitação jurídica entre a Liga e a Prefeitura e sabemos que se trata de um processo burocrático e demorado, mas estamos preocupados com a falta de tempo”, disse Binho.
Por outro lado, a Prefeitura de Jundiaí afirmou, ao Jornal de Jundiaí, que não houve viabilidade para a efetivação da parceria neste ano, pois a entidade esportiva não enviou a documentação a tempo para formalizar o convênio entre as partes.
NOTA OFICIAL
Em nota, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer informou que tem total interesse em realizar parceria com a Liga Jundiaiense de Futsal, que desenvolve um importante trabalho esportivo no município. “Para a efetivação desse contrato, a Liga deve enviar documentação para o início do processo de colaboração. Além de contribuir para a transparência pública, a iniciativa fortalece o correto uso dos recursos públicos. Para o início desse processo, além da documentação da Liga é solicitado ainda um plano de trabalho da entidade. O processo é longo, e como ainda não houve a formalização da Liga, não há mais viabilidade para a efetivação da parceria neste ano.”
COMO AJUDAR?
Para arcar com os gastos das competições e conseguir as categorias de base ativas, a Liga abriu uma rifa para arrecadar dinheiro para ajudar nos gastos como transporte, alimentação e uniformes dos atletas. Cada número custa R$ 2 e os prêmios são: Iphone 14, Samsung Galaxy A24, camisa da seleção brasileira e bolas de futsal. Interessados em adquirir a rifa devem entrar em contato diretamente com os responsáveis da Liga, pelo número: (11) 96573-1958.
Além da venda da rifa, a entidade também está em busca de patrocinadores para as equipes.
Jundiaí estreia na temporada no dia 16 (sábado), pelo Campeonato Metropolitano de Futsal, em Caçapava, contra o Clube Recreativo Jequitibá.
#JUNDIAÍ #PREFEITURA #CORTEDEVERBA #ESPORTES #SEMAJUDA #ARRECADAÇÃO #FUTEBOLDESALÃO #tveradioregional #sandromoraes
#Noticias #jornal