(11)978084760

NO AR

TV & RÁDIO REGIONAL

sandromoraes.com.br

Jundiaí

Após 1ª morte por dengue em Jundiaí, Ministério Público abre inquérito para investigar ações contra a doença na cidade

Vítima era uma mulher de 60 anos, que já possuía comorbidades. Somente neste ano, município já registrou 2,2 mil casos da doença.

Publicada em 27/03/24 às 12:24h - 845 visualizações

por Por TV TEM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Internet)
O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as medidas tomadas pela Prefeitura de Jundiaí (SP) em relação ao combate à dengue no município. A medida foi tomada após a cidade ter confirmado a primeira morte pela doença.
A vítima era uma mulher de 60 anos, que já possuía comorbidades anteriores. Ela morava na Vila São Sebastião e chegou a procurar atendimento médico no dia 4 de março. O caso se agravou rapidamente e a mulher morreu cinco dias depois, em 9 de março.
O promotor do caso, Rafael de Oliveira Costa, deu 30 dias para que o poder público responda ás solicitações do MF.
Na ação, as autoridades questionam se houve eventuais irregularidades nas medidas preventivas tomadas pelo governo municipal contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Além disso, a promotoria também solicita provas de que todosos médicos das Umnidades Básicas de Saude (UBSs) receberam treinamento para identificar os sintomas corretos da doença.
De acordo com o promotor, uma das motivações para a abertura do inquérito é a quantidade de casos a cada 100 mil habitantes, que já ultrapassou 300 pessoas. Em tese, seria necessária a declaração de estado de emergência de saúde pela prefeitura, medida que não ocorreu.
Até o momento, Jundiaí já registrou cerca de 2,2 mil diagnósticos positivos de dengue, com outra morte suspeita em investigação. Como reforço, as UBSs Jardim do Lago, Ivoturucaia e Jardim Tamoio estarão em esquema especial no feriado de Páscoa, funcionando das 8h às 17h.

O que é a dengue?

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
  • Febre;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

#JUNDIAÍ #JUSTIÇA #DENGUE #MORTE #mINISTÉRIOpÚBLICO #MP #INQUÉRITO #tveradioregional #sandromoraes #Noticias #jornal #jornalismodigital #JornalHoje




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Aparecida

27/03/2024 - 17:38:00

O que acontece é que os médicos não estão sabendo distinguir convite, dengue, aí fica fificil né.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1854445
Copyright (c) 2024 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!