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Com Sandro Moraes

Jundiaí

Com trânsito complicado, Jundiaí planeja soluções

GARGALOS São 11 obras previstas a curto e médio prazos com o objetivo de resolver problemas no trânsito central e também em vias de bairros

Publicada em 18/08/22 às 07:38h - 2782 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


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A avenida Luiz Latorre é uma das vias de trânsito intenso em horários de pico no município  (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

Alguns pontos do trânsito de Jundiaí travam em horários de pico e, se isso já preocupa agora, com o iminente aumento da população e da frota de automóveis no município, ações são indispensáveis neste momento. Por conta disso, recursos do município, do estado e oriundos de empréstimo darão a largada a 11 obras, algumas entregues a curto e outras a médio prazos, para a melhoria na fluidez do trânsito incluindo automatização semafórica, prolongamento de vias e interligação de avenidas.

Para as intervenções, houve a assinatura de três convênios com o governo do Estado de São Paulo, totalizando investimento de R$ 138 milhões. O município também fará o aporte de R$ 23 milhões para complemento do orçamento das obras.

Além disso, Jundiaí vai contratar uma operação de crédito até o valor de US$ 64 milhões (na cotação atual, cerca de R$ 330 milhões) junto à Corporação Andina de Fomento (CAF). A liberação do crédito, empregado em diversas áreas, inclusive na infraestrutura, tramita no Ministério da Economia para atender às formalidades previstas, por isso o contrato ainda não foi, de fato, assinado.

INTERVENÇÕES

As obras previstas para o trânsito de Jundiaí são automatização semafórica para melhorar a circulação viária na região central; recapeamento de diversas vias; obras de infraestrutura para melhorar a mobilidade entre a rodovia João Cereser, a Vila Hortolândia e demais bairros do entorno; prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan na região da Ponte de Campinas; construção de pontes e túnel no prolongamento da avenida Antônio Frederico Ozanan; interligação das avenidas 14 de Dezembro com Samuel Martins; melhoria da avenida Luiz Zorzetti; melhoria da avenida Reynaldo Porcari; melhoria da estrada municipal do Varjão; melhoria da avenida Beta; e melhoria do córrego Jardim do Lago, paralelo à rua Recife.

GARGALOS

Um dos pontos de trânsito intenso no município é a avenida Prefeito Luiz Latorre. A via, que já tem três faixas, tem fluxo alto, sobretudo em horários de pico, mas não chega a travar. Secretária, Magda Oliveira considera a via caótica. "Passo aqui todos os dias e é sempre assim, um inferno. Este eu acho o pior ponto do trânsito na cidade."

Funcionário público, Tegon Junior acredita que a avenida tem fluxo alto, mas horários de pico são críticos em diversos pontos. "Não passo por aqui todos os dias. Neste horário (fim de tarde) o trânsito sempre fica lento, mas ele flui, não fica parado. Acho que tem pontos bem piores em Jundiaí."

Já o engenheiro civil, Joseildo Alves da Silva lembra que há outros lugares críticos. "Passo por aqui todos os dias e o trânsito está horrível. Tem bastante lugar que tem trânsito ruim, como em frente à estação ferroviária."

Gerente de um posto de combustíveis na avenida, Francisco das Chagas diz que os piores horários são de manhã e após as 16h, principalmente quando há atividade escolar. "Não vejo o que melhorar. Já acho a avenida muito boa, porque é uma reta. Às vezes passam correndo, muito rápido, mas acho que ter radar é o ideal porque lombada atrapalharia o trânsito. Acho que não tem o que fazer para melhorar, senão para mais ainda o trânsito."

Como a Luiz Latorre já tem uma infraestrutura boa para receber o volume de veículos, o que é feito na via é a ação de agentes de trânsito em horários de pico. Eles auxiliam os motoristas para agilizar o deslocamento no tempo de semáforo verde, assim é possível ampliar em mais de 30% o número de veículos que cruzam o trecho por ciclo semafórico e reduzir o tempo para o deslocamento do motorista no mesmo percentual.

Outro ponto que tem causado problemas na cidade é a rodovia Vereador Geraldo Dias, na altura no Terminal Hortolândia, próximo também ao acesso à rodovia João Cereser. Obras de acesso à via acabaram travando o trânsito em horários de pico. Caixa de um posto de combustíveis no local, Elizeu dos Santos acredita que, ao fim das intervenções estruturais, o trânsito deve melhorar. "A obra aqui piorou o trânsito e tem uns pontos fechados ainda, mas fim de tarde já era, antes da obra, um horário ruim, por causa do pico. A gente tem que ver o resultado da obra quando terminar tudo, se vai surtir algum efeito", diz ele lembrando que, na mesma via, a entrada para a Vila Marlene também costuma ter fluxo alto de veículos.

INVESTIMENTOS

Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado salienta o crescimento do município e a consequente necessidade de adequação. "O transporte e o trânsito de Jundiaí são áreas de grande atenção e essenciais para a continuidade do desenvolvimento de Jundiaí, cidade que segue como 7ª economia do estado e 17ª do país. Por isso, projetos importantes estão em andamento para, não somente melhorar os gargalos existentes como preparar a cidade para as próximas décadas", comenta.

Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi explica que há um plano para a mobilidade municipal. "Jundiaí tem o seu desenvolvimento baseado em planejamento que leva em consideração a realidade social e urbana da cidade. O Plano de Mobilidade Urbana, recém aprovado, indica de maneira clara quais são os investimentos que precisam ser feitos no sentido de destravar os principais pontos e gargalos da infraestrutura viária do município, além das ações necessárias para melhorar o transporte público. Esse pacote de investimentos em mobilidade, - em parceria com o Governo do Estado, e com o aporte da CAF -, vem na direção de viabilizar essas necessidades, para que se tenha, no curto prazo, melhoria da mobilidade urbana, e no médio prazo, a solução dos problemas estruturais. Essas captações de recursos só são possíveis porque Jundiaí está com as finanças em ordem e com as contas em dia."




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