(11)978084760

NO AR

TV & RÁDIO REGIONAL

sandromoraes.com.br

Jundiaí

Semáforos inteligentes serão implantados para destravar trânsito

FLUIDEZ A medida visa melhorar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento do transporte público da cidade

Publicada em 30/08/22 às 15:42h - 3131 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Semáforos funcionam em descompasso na avenida Jundiaí, sentido Centro-bairro, e influem no fluxo  (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

Para agilizar o trânsito de Jundiaí, a automatização de semáforos vai ser implantada em algumas vias do município. Mesmo sem falar em prazo, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) reforça que o projeto da prefeitura contará com R$ 18 milhões, mas não há especificação de quais são as vias que receberão a tecnologia.

Algo necessário para desafogar algumas vias, que têm tido fluxo cada vez mais caótico. É o que espera a analista de Recursos Humanos, Elaine Cristina Rodrigues de Jesus ao lembrar que não há sincronia de semáforos em algumas vias. "Com certeza sinto falta, na avenida Jundiaí, na Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro. Isso já funciona na Luiz Latorre."

Técnico de manutenção de elevadores, William Perucche precisa de agilidade em alguns momentos, mas padece com o 'anda e para'. "É muito importante e pode melhorar o trânsito. Em horário de pico e ainda mais para a gente que trabalha com manutenção de elevadores é um problema. Uma cliente me ligou porque ficou presa no elevador, mas da Ponte São João até a Bela Vista, perdi quase 15 minutos parado em semáforo. Você sai de um e o outro fecha. E a pessoa perguntando se eu estou chegando logo. Não é nem o trânsito, é semáforo mesmo, atrapalha bastante. Em muitos lugares forma trânsito por causa de semáforo."

Gerente de projetos de TI, Edson Cruz é paulistano e há pouco tempo mora em Jundiaí. Para ele, a medida é válida, mas outras também serão necessárias. "Sou novo aqui, vim de São Paulo e a gente sofre em algumas avenidas, ajuda muito automatizar. Acho que vai melhorar, mas precisa de outras medidas. São muitos carros. Seria necessário vias mais largas, fechar alguns retornos, já ajudaria."

PROJETOS

A UGMT informa que o foco da automatização é ampliar os sistemas inteligentes disponíveis no município e melhorar a mobilidade urbana. Os recursos previstos são da operação de crédito da Corporação Andina de Fomento (CAF). Este empréstimo está em tramitação no Ministério da Economia para liberação.

Ainda segundo a UGMT, o funcionamento do sistema, autônomo, em tempo-real e com inteligência artificial, objetiva a redução no tempo das viagens do transporte público, proporcionando a fluidez do trânsito. Os projetos e especificações técnicas de serviços, equipamentos e software serão determinados e planejados, juntamente com a definição das vias que receberão os sistemas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1841611
Copyright (c) 2024 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!