O proprietário de uma área às margens do rio Jundiaí, em Itupeva, foi multado nesta terça-feira (2), por policiais militares ambientais, em mais de R$ 6 mil por atividade de mineração ilegal também supressão de vegetação. Dois homens que trabalhavam no local, retirando pedras, foram detidos.
Os cabos Nebesnyj e Neto, com o soldado André Santos, do 2º Pelotão da 1º Cia do 5° Batalhão, foram até o local - na estrada da Ecologia, na Zona rural da cidade - durante a Operação Impacto/Mineradora, para averiguar denúncia de possível atividade de mineração ilegal e supressão de vegetação.
Os agentes diligenciaram e realizaram uma vistoria, encontrando dois homens fazendo extração de pedras, utilizando-se de ferramentas manuais, em uma área correspondente a 0,397 hectares, às margens do Rio Jundiaí, o que logo foi caracterizado como atividade mineradora.
Ainda durante a vistoria, os policiais encontraram uma área, de 44 hectares, dentro da mesma propriedade, ponde foi constatada supressão de vegetação nativa em estágio inicial.
Os dois homens que faziam a extração das pedras foram detidos. Já o proprietário da área recebeu multa de R$ 6.390 pelos crimes ambientais cometidos.
As área foi embargada e as ferramentas ulizadas na infração foram apreendidas.
EXTRAÇÃO DE AREIA
Em uma área próxima de onde estava havendo extração de pedras, outros policiais do 2º Pelotão, cabo Carlevato e soldado Rodolfo descobriram extração de areia do fundo do Rio Jundiaí. Também pela Operação Intacto, os agentes estiveram no local em diligência para averiguar denúncia de extração de minérios, sendo que, em vistoria, e constatou intervenção em 0,3525 hectares em área de preservação permanente, mediante dificultação de regeneração de vegetação natural e das demais formas de vegetação nativa. Foram também apreendidos equipamentos utilizados para prática de extração de areia (dragas e retroescavadeira).
Os responsáveis foram detidos e conduzidos à sede da Polícia Federal, em Campinas, onde receberam voz de prisão e ficaram à disposição da Justiça.