Pela primeira vez, Jundiaí irá receber a Taça das Favelas, competição de futebol de campo com equipes masculinas e femininas das favelas do município. As inscrições para o projeto, idealizado pela Central Única das Favelas (Cufa) Jundiaí, em parceria com a Prefeitura, abrem na próxima segunda-feira (10).
A Taça das Favelas é o maior torneio de futebol com times formados em bairros em situação de vulnerabilidade social. A competição reúne anualmente mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, em todo o Brasil, e já revelou jogadores como Patrick de Paula, ex-Palmeiras e atualmente no Botafogo-RJ.
De acordo com o presidente da Cufa Jundiaí, Eduardo Ramalho, conhecido como Festa, o objetivo da competição é a promoção da inclusão social através do esporte. "É uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas. A competição busca dar oportunidade para os talentos que não têm visibilidade. Jundiaí é um celeiro de atletas, tenho certeza que muitos jovens irão se destacar ao longo do campeonato", afirmou Festa.
INSCRIÇÕES
As inscrições das favelas para a competição começam na próxima segunda-feira (10) e vão até 18 de julho. Para os atletas (individualmente), as inscrições são de 21 a 28 de julho - os jogadores passarão por peneiras para integrarem o time de alguma comunidade, caso seu bairro não tenha uma equipe. As peneiras acontecem nos dias 29 e 30 de julho.
De acordo com Festa, a expectativa é ter 16 equipes masculinas e 8 femininas inscritas.
Para participar, atletas das equipes masculinas devem ter entre 14 a 17 anos. Nas equipes femininas, as atletas devem ser nascidas a partir de 2008 (sem limite de idade). Apenas moradores de favelas de Jundiaí podem se inscrever.
INÍCIO DOS JOGOS
05/06 Agosto – Oitavas – MASC
12/13 Agosto – Quartas – MASC/FEM
19 Agosto – Semi MASC/FEM
26 Agosto – Final MASC/FEM
Local: Centro Esportivo Romão de Souza.