Em dois meses, mesmo com temperaturas mais baixas, os casos de dengue dobraram em Jundiaí. De acordo com o boletim epidemiológico do município, divulgado na sexta-feira (14), são 1.031 registros de dengue, 883 autóctones e 143 vindos de outras cidades. O número é quase o dobro do registrado no dia 5 de maio deste ano, quando Jundiaí contabilizava 517 casos.
Além disso, há também três casos confirmados de chikungunya e outros 14 suspeitos que foram notificados. Um caso suspeito de zika foi notificado em Jundiaí neste ano, mas nenhum foi confirmado. Com relação à dengue, há 25 casos suspeitos aguardando resultado de exame. 2.807 casos suspeitos já tiveram resultado negativo e foram descartados.
Contrariando a tendência do mosquito Aedes aegypti se reproduzir em épocas mais quentes e chuvosas, a época mais seca e fria do ano tem tido aumento considerável de casos de dengue, mas maio foi um período determinante para o aumento dos casos da doença. Apenas nos cinco primeiros dias do quinto mês do ano, foram registrados 96 casos de dengue. Uma semana depois, no dia 12 de maio, já eram 88 casos confirmados a mais. Já no dia 19, eram 119 casos a mais. Do dia 19 de maio para cá, foram registrados mais 307 casos.
RISCO
Em abril, Jundiaí chegou registrar um óbito por conta da dengue. Era um homem, de 72 anos, que morava na região da Vila Hortolândia. Ele passou por atendimento no dia 19, com piora do quadro no dia 22, vindo a óbito.
A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí informa que, neste ano na cidade, não houve novo registro de morte por dengue. Como forma de prevenção, a Vigilância trabalha com a investigação epidemiológica dos casos notificados e pontos estratégicos e em imóveis especiais, além de atendimento pelo 156 e monitoramento pelos Agentes Comunitários de Saúde nos bairros e orientações nos canais de comunicação da Prefeitura.
OCORRÊNCIA
A região onde o óbito foi registrado é a que mais tem casos de dengue na cidade neste ano. A Vila Hortolândia já registrou 162 casos de dengue neste ano, 15,7% do total em Jundiaí. O segundo bairro com mais casos é o Jardim Tamoio, com 143. Outros também registram muito casos, como Jardim Fepasa (75), Vila Nova Jundiainopolis (74), Vila Comercial (34) e Vila Municipal (25).
É importante que a população ajude no controle contra a dengue e evite deixar água parada em casa. Alguns dos cuidados necessários são: evitar o acúmulo de lixo espalhado pelo quintal, tirar os pratinhos de vasos de plantas, manter as tampas dos vasos sanitários fechadas, guardar garrafas com as bocas para baixo e em locais cobertos, lavar os vasilhames de água dos animais com água e sabão duas vezes por semana, tampar e vedar ralos, manter piscinas limpas e com cloro, manter caixas d'água fechadas, guardar pneus em locais cobertos e descartá-loa de maneira correta e não deixar lonas jogadas, para evitar que formem bolsões de água.