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Mulher tenta pagar a conta de luz via PIX e cai em golpe; CPFL confirma ação de hackers

Segundo a própria empresa, já são vários casos recentes de pessoas que tentaram pagar a conta e foram vítimas de estelionato

Publicada em 10/09/23 às 00:26h - 714 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


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A moradora de Itupeva tentou pagar a conta via PIX e foi vítima de golpe  (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

Uma mulher de 42 anos, moradora em Itupeva, procurou a Polícia Civil nesta semana para registrar Boletim de Ocorrência de estelionato, após tentar pagar a conta de energia, via Pix, e cair em um golpe. De acordo com ela, o dinheiro acabou sendo enviado a um estelionatário. Ao procurar a CPFL, ela foi informada de que o site da empresa havia sido invadido por hackers e estaria sendo usado indevidamente. Procurada pelo Jornal de Jundiaí, a CPFL confirmou o problema e também informou que outras pessoas estão sendo vítimas.

A mulher disse que também já acionou o banco para tentar reaver o dinheiro. Assim como ela, a reportagem do JJ apurou junto a fontes policiais que outras vítimas já registraram BO em Jundiaí e região por conta do mesmo problema.

Por meio de nota, a CPFL Piratininga informou que "tomou conhecimento de casos recentes de golpes que estão sendo aplicados no ambiente digital e esclarece que vem adotando todas as medidas necessárias para minimizar a situação. A empresa destaca que reforça constantemente em campanhas de comunicação com a população, por meio de divulgação nas redes sociais, canais de atendimento e e-mail, as informações e orientações sobre seus serviços. A CPFL acrescenta que possui políticas de proteção dos acessos ao site oficial da empresa e orienta que o consumidor vítima de golpe de terceiros faça o registro do boletim de ocorrência policial".

ATENÇÃO

A empresa também deu orientações de segurança sobre as contas de energia elétrica:

-A via de acesso à conta é o link encaminhado aos clientes pelo e-mail cadastrado, enviado pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.

-Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Piratininga, o CNPJ é o 04.172.213/0001-51.

-Em qualquer divergência ou suspeita, o cliente não deve fazer o pagamento. Ele deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a nova fatura com o código de barras recém-emitido. Se for usar sites de busca, como o Google, o link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

-A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

-Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Piratininga, além do site e do app CPFL Energia, são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27304 e call center 0800 010 2570 (ligação gratuita).




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