(11)978084760

NO AR

Em definição ainda.

Com Sandro Moraes

Mundo

Sem mostrar atas, Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela ratifica vitória de Maduro

Órgão comandado por chavista confirma resultado horas após EUA e Argentina afirmarem que opositor venceu

Publicada em 02/08/24 às 15:26h - 1124 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela ratificou a reeleição do presidente Nicolás Maduro, que, segundo o órgão, teve 51,95% dos votos no pleito de domingo (28), contra 43,18% do principal adversário, Edmundo González Urrutia. Até a tarde desta sexta-feira (2), 96,87% das urnas haviam sido totalizadas, em meio a pressões internas e externas para a divulgação das atas das mesas, o que ainda não ocorreu.

A vitória de Maduro já havia sido proclamada pelo CNE, órgão comandado pelo chavista Elvis Amoroso. O resultado, porém, é alvo de questionamentos devido à falta de transparência.

A ratificação ocorre horas após os governos dos Estados Unidos e da Argentina reconhecerem a vitória de Urrutia.

“Dadas as evidências esmagadoras, está claro para os Estados Unidos e, mais importante, para o povo venezuelano que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de 28 de julho na Venezuela”, afirmou o secretário de Estado americano, Antony Blinken em comunicado.

A chanceler argentina, Diana Mondino, foi na mesma linha. “Todos podemos confirmar, sem dúvida, que o legítimo vencedor e presidente eleito é Edmundo González”, escreveu em uma rede social.

Os governos do Brasil, Colômbia e México não tomaram lado até o momento. Em nota conjunta, divulgada na quinta-feira (2), os três países citam “controvérsias sobre o processo eleitoral” e pedem aos agentes venezuelanos “cautela” para evitar o agravamento da situação no país.

O documento pede, ainda, a publicação dos dados eleitorais completos das atas de votação. “O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados”, destacam.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1913852
Copyright (c) 2025 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!