Entenda porque Lula, faz uma dívida, dando como garantia de pagamento, toda a produção de Alimentos do Brasil.
Lula está em tratativa com os chineses para que eles invistam US$ 100 bilhões para transformar pasto velho em lavouras.
Para atrair os chineses, Lula promete que a conta vai ser paga em mercadorias pelos produtores agrícolas, como milho e soja.
Parece um negócio da China. Mas se uma sandice dessas sair do papel, Lula penhorará um dos setores mais eficientes do país, agravando ainda mais o quadro de dependência do agronegócio brasileiro em relação à China, que é destino de mais de 33% das exportações agrícolas do país. Quando o assunto é soja, os chineses compram cerca de 68% das exportações brasileiras.
Com esse poder nas mãos, os chineses já são capazes de pressionar para baixo os preços quando “aparece” algum problema fitossanitário ou, até mesmo, reclamam dos preços diretamente com os produtores. Donos de estoques monumentais de alimentos, eles podem deixar de comprar por semanas ou até meses para forçar o mercado a reagir conforme seus interesses. Imagine o que farão sendo donos antecipados de parte importante da produção agrícola brasileira?
Como credores de uma dívida de US$ 100 bilhões contraída por Lula, mas que será paga pelos agricultores brasileiros, o Partido Comunista Chinês (PCCh) vai ter o cenário perfeito para manobrar em favor de seus interesses estratégicos.