Shakira abriu o coração sobre como se sente após o fim do casamento com Gerard Piqué. A cantora disse ter momentos de felicidade, mas contou que vive em um "estado de sobrevivência". Após o divórcio, a artista chegou ao topo das paradas com músicas sobre o término e com alfinetadas no ex-marido. Ela disse que, quando ainda estava casada, priorizava a vida em família, mas agora decidiu usar a arte como uma forma de terapia e para dar voz a mulheres que passaram por situações como as que ela viveu.
"Passei por vários estágios: negação, raiva, dor, frustração, raiva de novo, dor de novo. Agora, estou em um estado de sobrevivência. Como se tivesse que manter minha cabeça para fora da água", disse.
A artista pop também falou que não vive um momento feliz. "Não penso que todo mundo tem acesso à felicidade. Ela é reservada para um grupo muito seleto de pessoas e não posso dizer que faço parte dele nesse momento. Há momentos de felicidade, de distração, momentos de reflexão. Também há momentos de nostalgia."
Após o fim do casamento, Shakira estourou com músicas de sucesso, principalmente sobre a separação e com alfinetadas em Piqué, como é o caso do hit Bzrp Music Sessions, Vol. 53. Para a cantora, essa foi uma grande mudança de estilo de vida, pois até então, com a vida na Espanha, os principais focos dela eram os filhos e o casamento.
"Estava dedicada à família e a ele [Gerard Piqué]. Era muito difícil para mim cuidar da minha carreira em Barcelona", disse. Ela explicou que, por viver em Barcelona por conta do trabalho do ex-marido, não tinha acesso à estrutura existente na indústria fonográfica dos Estados Unidos, mas não podia deixar os filhos em casa e viajar ao exterior sempre que precisasse, por isso colocou a música em segundo plano.
"Minha prioridade era minha casa, minha família. Acreditava em "até que a morte nos separe". Acreditava naquele sonho e tinha aquele sonho para mim e para os meus filhos", disse.
Shakira se mudou para os Estados Unidos com os filhos após o divórcio e contou se dividir entre o trabalho e ser uma mãe presente no dia a dia das crianças. Apesar de todo sucesso que tem feito, a artista não considera que o fim do casamento tenha sido algo bom.
"Acho que nada pode compensar a dor de ter a minha família destruída. Claro, tenho que seguir em frente para o bem dos meus filhos, que é a minha maior motivação. Mas meu maior sonho, mais do que colecionar discos de platina e Grammys, era criar os meus filhos com o pai deles. Superar os obstáculos e envelhecer juntos", falou.
Por fim, Shakira rebateu as críticas por expor os dramas da separação em músicas. "Sou artista e tenho o direito de trabalhar minhas emoções por meio da música. É a minha catarse e minha terapia, mas também é a terapia para muitas pessoas. Sei que sou a voz de muitas pessoas e não estou sendo pretensiosa, apenas realista. Empresto a minha voz para muitas mulheres que também queriam dizer as mesmas coisas que eu disse, mas talvez não tiveram a validação para fazer isso", concluiu.