Policiais militares da 2ª Cia do 11º Batalhão, guardas municipais de Itupeva e Cabreúva, e policiais penais descobriram, na manhã desta quinta-feira (6), um possível grande esquema de tráfico de drogas em que criminosos condenados, que saem dos presídios para trabalhar em uma empresa na rodovia Dom Gabriel Paulino, em Cabreúva, podem estar levando entorpecentes e celulares de fora para dentro das penitenciárias onde cumprem suas penas. 60 banidos que estavam trabalhando - em troca de redução de pena -, foram abordados. Foram encontrados tijolos de maconha, bem como a droga já dentro de cápsulas.
A solicitação pela operação foi feita pela Polícia Penal, que desconfiava de que estava havendo o esquema de tráfico de dentro para fora da penitenciária. 35 agentes, sendo 11 PMs, 14 GMs de Cabreúva e nove guardas de Itupeva, além de quatro cães farejadores foram mobilizados em uma grande operação para averiguação. Foi realizado um planejamento de ação conjunta, sendo que, com a chegada das equipes ao local, houve correria entres os presos.
Após conseguirem deter e reunir todos os criminosos, os agentes fizeram buscas pessoais em todos e buscas nas instalações, onde foram apreendidos 'tijolos' de maconha, maconha já transformadas em cápsulas e diversos celulares - nenhum preso foi flagrado com droga, tendo eles já dispensado o entorpecente durante o corre-corre.
Todos foram conduzidos ao DP local, onde foram ouvidos.
Informação apurada pelo Jornal de Jundiaí é de que alguns já foram identificados como autores e serão punidos administrativamente na penitenciária e que cumprem pena.
O caso também será investigado pela Polícia Civil.
PARTICIPARAM DA OPERAÇÃO
Polícia Militar: Subtenente Bedani, cabo Maykon e soldado Luiza; 1° sargento Delgemo e soldado PM Jonatas; 1° sargento Santiago, cabo Vaz e soldado Brandini; soldados Furlan e Felype Aparecido; soldados Félix e De Freitas e cabos Otávio e Rony. GM Cabreúva: Anzolini e Marcassa; Lima e Cavalheiro; Barbosa e Pouza; Souza e Garbuio; GMf Lopes, Araujo e Azevedo (cães: Dragon e Iron). GM Itupeva: Latorre e GMf Eloisa; Claudenir e Roseira; Saraiva e Santos; Oldair, Ronaldo e Cícero (cães: Dragon e Mell). Também participaram policiais penais.