O incêndio de grandes proporções na Serra do Japi, em Jundiaí, que começou na manhã de quarta-feira (26) e havia sido controlado somente no final da tarde de ontem (28), foi dado como vencido na manha deste sábado (29). De acordo com o Corpo de Bombeiros, estima-se que pelo menos 200 mil metros quadrados de matas nativa e de reflorestamento tenham sido queimados.
De acordo com o tenente Medrado, dos Bombeiros, "o combate ao incêndio se deu graças ao trabalho conjunto entre bombeiros, guardas municipais da Divisão Florestal, Defesa Civil e outros combatentes, desde a quarta-feira, quando estivemos com nove homens pela Serra. Na quinta-feira estivemos com dez e, na sexta, novamente mandamos um efetivo para o local, permanecendo até às 18h", disse ele. "E nesta manhã (hoje, sábado, dia 29), as equipes estão na Serra novamente e acabaram de informar que o incêndio foi completamente encerrado. Deve-se destacar que o tempo, hoje, ajudou bastante também".
Medrado também falou sobre a área queimada: "solicitamos um cálculo de área queimada e estima-se que seja de 150 mil metros quadrados a 200 mil metros quadrados."