Com foco na ampliação da atuação e na possível captação de recursos públicos para custeio do serviço, o formato do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário, antes privado, foi transformado em consórcio público, passando a ser chamado de Consórcio Intermunicipal de Ações Ambientais (Cias). A assinatura do acordo foi feita em reunião realizada no Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira (24), por prefeitos integrantes do Consórcio.
O acordo tem por objetivo inovar na gestão do trabalho que é realizado há décadas, integrando as cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cajamar, Vinhedo e Louveira, reduzindo custos e ampliando as potencialidades de cada cidade, inclusive com a possibilidade de geração de renda agregada. As seis cidades que fazem parte do Cias geram diariamente cerca de 790 toneladas de resíduos sólidos, ou cerca de 0,850 gramas por habitante. Para o tratamento, o resíduo percorre 50 quilômetros.
“O Consórcio foi criado para o cuidado com os resíduos sólidos gerado pelas cidades. Com a mudança para consórcio público e a partir do passivo que é gerado com o lixo, podemos avançar com mais oportunidades para os municípios integrantes, podendo ampliar a atuação para mais cidades e novas frentes de atuação”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Participaram do encontro, além do prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antônio Parimoschi; o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga; o prefeito de Louveira, Estanislau Steck; o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco de Morais; Neive Luiz Nogueiro, secretário de Meio Ambiente de Campo Limpo Paulista; Cristiane Haidar Silva Panizza, secretaria de Administração de Vinhedo; Fernando Jordeli Feliti, representante de Cajamar; o diretor executivo do Cias, Hélio Carletti Frigeri; gerente administrativo da Cias, Lucialdo Raul Chaves; e a supervisora administrativa da Cias, Michele Camila Chinelatto.