A Polícia Civil apreendeu um jacaré, uma tartaruga-mordedora, cobras e aranhas em duas casas no Planalto Paulista, perto de Moema, bairro nobre da zona sul de São Paulo. Os agentes resgataram, ao todo, 85 animais silvestres nos dois endereços da região no sábado (13).
No primeiro local, na avenida Itacira, a polícia resgatou 42 tartarugas e duas cobras. Já na avenida Miruna, os agentes encontraram mais 35 tartarugas, um jacaré e seis aranhas. Os animais foram entregues ao Centro de Manejo de Animais Silvestres da prefeitura.
Um homem se apresentou como responsável pelos animais e foi encaminhado à 2ª Delegacia do Meio Ambiente. A pena para quem cria ilegalmente animais inclui multa e prisão de seis meses a um ano.
A lei brasileira proíbe a criação de animais silvestres, com exceções justificadas e autorizadas. Em 1998, o governo sancionou a lei nº 9.605, a Lei de Crimes Ambientais, que diz que a criação legalizada só pode ser feita com animais já nascidos em cativeiro.
Quem quiser adotar ou adquirir animais que nasceram em cativeiro deve buscar criadouros legalizados, ou também pode ser multado.