Por causa de uma ação sem aviso prévio amplo do SindMotoristas, milhares de trabalhadores que precisam de ônibus para se deslocar no início da manhã desta segunda-feira, 29 de maio de 2023, ficaram sem transportes.
O sindicato está em campanha salarial e, como ocorreu sempre com outras direções, com a atual presidência não é diferente, e as tais assembleias no início da operação das garagens atrasam a saída dos ônibus e a vida de quem na prática paga os salários dos motoristas e o lucro dos empresários: o passageiro.
A entidade sindical comunicou apenas em seu boletim que, com alcance só entre eles mesmo, deixou o passageiro desavisado. Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia os ônibus da cidade, são prejudicados os passageiros das seguintes empresas (as antigas cooperativas o sindicato não consegue parar):
– Viação Campo Belo
– Zona Sul
– KBPX
– Zona Sul
– Metrópole 3
– Zona Leste
– Gato Preto
– Zona Oeste
– Grajaú – Zona Sul
– MobiBrasil
– Zona Sul
– Transppass
– Zona Oeste
A SPTrans diz, em nota, que o SindMotoristas não respeitou o prazo de 72 horas estipulado pela Justiça para avisar oficialmente sobre ações que interrompem serviços essenciais e que fará um boletim de ocorrência. A SPTrans informa que o início da operação apresentou atraso em nove concessionárias do sistema e em três a saída começou a ser normalizada gradativamente.
A SPTrans solicitou apoio do policiamento nas garagens irá registrar Boletim de Ocorrência para que os envolvidos na interrupção de serviço essencial à população sejam responsabilizados, além de estar aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas às concessionárias.
A SPTrans lamenta os atrasos praticados, sem respeitar o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada à população e ao órgão gestor de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população desde as 3h desta segunda-feira (29).
E a semana deve ser caótica para quem depende e quem sustenta os transportes, já que o sindicato fará mais ações. 30/05 (terça-feira) 12h00: Coletiva de imprensa no sindicato; 15h00:
Passeata dos trabalhadores, saindo da sede do sindicato rumo à Prefeitura de São Paulo; 31/05 (quarta-feira) 10h00: Protestos no terminal Parque Dom Pedro II; 01/06 (quinta-feira) 16h00: Assembleia de avaliação do movimento e outros encaminhamentos. Em seu artigo 13, a Lei 7783, de 1989, que dispõe sobre o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, diz que as 72 horas devem ser respeitadas antes da paralisação
Em seu artigo 14, a mesma lei diz que “Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei”, entre as quais, o não respeito às 72 horas
O Diário do Transporte pediu esclarecimentos ao SindMotoristas porque pegou os passageiros de surpresa.
A entidade confirmou que convocou estas assembleias que prejudicaram os usuários que mantém todo o sistema
A direção do SINDMOTORISTAS convocou assembleias gerais com os trabalhadores nas garagens do sistema do transporte urbano da capital, na madrugada de hoje (29), para esclarecimentos a respeito da falta de resposta do setor patronal às reivindicações solicitadas na Campanha Salarial 2023.
As assembleias foram realizadas das 3h00 às 5h00, com posterior liberação dos funcionários e ônibus aos seus destinos. No decorrer da semana, outras atividades – aprovada em assembleia geral na sexta-feira (26) como plano de lutas – serão realizadas com o intuito de chamar a atenção dos representantes das empresas e sociedade quanto ao descaso com a categoria.
PROGRAMAÇÃO 29/05 (segunda-feira) – Assembleias em todas garagens, das 3h00 a 5h00 da manhã, informando os trabalhadores sobre o plano de luta; – Manifestações dos trabalhadores do Setor da Manutenção, das 7h00 às 12h00; – Distribuição da Carta Aberta à População nos terminais e pontos de ônibus. 30/05 (terça-feira) 12h00: Coletiva de imprensa no sindicato; 15h00: Passeata dos trabalhadores, saindo da sede do sindicato rumo à Prefeitura de São Paulo; 31/05 (quarta-feira) 10h00: Protestos no terminal Parque Dom Pedro II; 01/06 (quinta-feira) 16h00: Assembleia de avaliação do movimento e outros encaminhamentos.
Atenciosamente. Assessoria SINDMOTORISTAS Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes