Fausto Silva recebeu um novo coração e passou pela cirurgia para o transplante do órgão neste domingo (27). A informação foi confirmada a imprensa pela assessoria de imprensa do Hospital Albert Einstein. Segundo o boletim médico, o hospital foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje.
"Foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30. O procedimento foi realizado com sucesso", informou a instituição em comunicado.
Além disso, após a cirurgia, Faustão permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), "para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição".
Faustão está internado desde o último dia 5, com um quadro de insuficiência cardíaca. A condição se caracteriza pela perda da capacidade de bombeamento de sangue do órgão para outras partes do corpo.
Os sintomas mais comuns são falta de ar, cansaço, acúmulo de líquidos (e consequente inchaço) nas pernas e falta de capacidade de realizar exercícios ou tarefas que exijam esforço físico.
No último dia 20, o hospital divulgou nota informando que Faustão tinha sido incluído na fila de transplante de coração após uma piora no quadro. O SNT (Sistema Nacional de Transplantes) funciona de maneira nacional e é quem monitora as listas de estados e regiões, juntamente com outros órgãos de controle federais.
As centrais atuam como intermediárias essenciais na identificação de doadores compatíveis e na alocação justa de órgãos para receptores, garantindo equidade no tratamento dos pacientes que aguardam na fila de espera.
Desde que o comunicador entrou na fila para transplantes, a família dele criou um perfil nas redes sociais dedicado a compartilhar histórias sobre doação de órgãos. Na descrição da página, chamada "Faustão do meu coração", Luciana Cardoso, mulher do artista, pede que os seguidores enviem os relatos e casos por mensagem direta.
Leia o boletim médico na íntegra: