A abertura da primeira edição dos ‘Jogos Escolares: Várzea no Pódio’ foi repleta de emoção. O evento realizado nesta quarta-feira (1º), no Ginásio da Vila Popular, reuniu centenas de alunos da rede municipal, gestores municipais e representantes do esporte varzino.
Como nos Jogos Olímpicos, o evento contou com desfile das delegações, na qual cada uma das 13 Cemebs participantes apresentou seus alunos representantes e estandartes. Os alunos vencedores do concurso para a escolha do logo, mascote e juramento também tiveram destaque na cerimonia de abertura e entraram no Ginásio acompanhados do Orquidinho, mascote oficial dos Jogos Escolares 2022.
A aluna Isabela Costa de Moraes, da Cemeb Edite Schneider produziu o logo; Cauã Henrique Pellini de Mello, da Cemeb Carlos de Almeida fez a mascote e Samara Borkowiski Dias Vicentini, da Cemeb Erick Becker escreveu o juramento.
A tocha olímpica foi conduzida por cinco personalidades, o paratleta e campeão brasileiro nos 200 metros na corrida em cadeira de rodas, Altair da Silva Marangne; o jornalista e morador de Várzea Paulista Gustavo Netto; o faixa preta em Karatê José Antônio Silva; a faixa preta em Judô, Cristina Takayama e a ciclista e campeã do Grand Prix Internacional, Cauane de Oliveira Silva, que também teve a honra de acender a pira olímpica.
O prefeito professor Rodolfo destacou a sua grande honra em proporcionar os Jogos Escolares 2022. “Passamos por momentos difíceis durante a pandemia e hoje estamos aqui, neste momento de inclusão, empatia e união, ajudando a formar grandes cidadãos”, afirmou. “Aqui neste dia, vendo todas essas crianças e essa alegria, percebo que escolhi a profissão certa”, disse emocionado.
O gestor de Esportes, Leonardo Lopes ressaltou a integração que os Jogos Escolares vão proporcionar na rede municipal. “Esse intercambio entre os alunos é importante para a socialização das crianças e vendo todos aqui, podemos perceber a grande alegria que este momento trouxe para todos nós. Desejo boa sorte e bons jogos”, informou.
Competições
Os jogos estão acontecendo nas unidades escolares, em seis modalidades: Futsal (Masculino e Feminino), Voleibol Adaptado (Misto), Dama (Misto), Dança (Misto), Queimada (Misto) e Atletismo.
No mês de setembro acontece a fase setorial, que será dividida em três regiões (Norte, Centro-Oeste e Leste). As escolas disputarão dentro da sua região, e os competidores campeões do período da manhã e da tarde de cada região, irão para as finais, que ocorrerão no mês de novembro.