As denuncias de falta de medicamentos, tiras para diabéticos, marcação de consultas com especialistas entre outros continuam a chegar na redação da TV e Rádio Regional, que a poucos dias publicou denuncias sobre o caso (texto da metéria abaixo).
Nas denuncias moradores relatam:
Sr. Claudio "Sandro, por favor nos ajude, não consigo pegar tiras para medir minha glicemia tres vezes ao dia, so me fornecem 50 tira o que dura 20 dias no maximo, o que fazer?"
Sra. F.S."Minha glicemia é descontrolada e preciso ficar vigiando através de medição, sem tiras nao consigo medir, e posso morrer"
Sra. M.H.C "Sandro encaminhei reclamação para varios jornais, mas um recebe da prefeitura para nao falar nada, outro tem relação com um vereador amigo do governo e nao publica nada que mando, estamos sozinhos e sem representação, recorro ao seu jornal pois sei de sua isenção, nos ajude"
Entre outras reclamações, a situação é alarmante, pois medicação é essencial para o bem estar da população além do risco de morte sem a medicação, o que parece nao ser prioridade para as autoridades de Várzea Paulista.
Em contato com Ministério Público desde a matéria publicada anteriormente, fomos informados de que ja existe abertura de procedimento para averiguação da situação e que algumas pessoas tem procurado o MP individualmente e que estes casos serão analisados e encaminhados conforme urgencias.
Fizemos contato com a gestão de saúde do município e fomos informados por uma funcionário que exigiu sigilo, de que a situação quanto a medicação, "anda meio bagunçada e que realmente houve a falta de medicamentos e insumos para diabéticos, mas que nao sabia nos informar se o problema é local ou na relação com a retirada em Campinas. " informou a funcionária.
Fizemos contato com Campinas e fomos informados que alguns medicamentos realmente estão em falta e que tudo deve se normalizar logo, e que insumos para diabéticos e outros, os município devem se programar melhor para atendimento das demandas, "A falta de medicação nao é só em Várzea Paulista, mas geral, pois é uma demanda que nunca acaba, as pessoas ficam doentes e o "Estado" nao consegue suprir o volume que a cada dia cresce nos postos de saúde" comentou Bruo da regional de saúde.
A DENUNCIA ANTERIOR PUBLICADA
DENUNCIA: Moradores reclamam por falta de medicamentos e insumos para diabéticos
O descaso vem se arrolando por vários meses...
Um morador que não quer ser identificado, informou que foi retirar o medicamento e recebeu a seguinte informação, “Melhor o senhor realizar uma denúncia pois lá na gestão de saúde falaram que a falta de medicamentos vai durar muito tempo e que deve durar até as eleições. “ Isso é inaceitável comentou R.V.
A TV Regional levantou que realmente a administração de Várzea está com problemas na organização e abastecimento quanto a remédio de alto custo e das “Tiras” que medem o diabetes que também está em falta.
Um vereador do município nos informou que não é admissível que uma cidade que tem tido várias conquistas nos últimos meses, e na questão mais importante que é a saúde estar esse relaxo, “Vemos o prefeito fazer propaganda do Rodrigo Garcia com recebimento de carros, Bombeiro, asfalto, até casas populares que nem sabemos ainda se vai mesmo ser cumprido por parte do governo, e quanto a saúde ou seja medicamentos e insumos para diabéticos que é questão primordial, estar essa bagunça” comentou o vereador que pediu para não ser identificado.
A TV Regional tentou por duas vezes ligar na Gestão de Saúde e na assessoria de imprensa, mas ninguém atendeu ao telefone.
O morador de Várzea Paulista Paulinho do Guincho enviou a reclamação a TV Regional e Jornal Regional e na foto estão várias reclamações de moradores da cidade para comprovar as indagações com postagens do Facebook.
A TV Regional encaminhou e-mail ao MP (Minsitério Público), procacp@mpsp.mp.br, e estará aguardando um retorno.
(Denuncia envida a epoca por Paulinho do Guincho)
Pouca vergonha 358hc