No último sábado (13), o município de Várzea Paulista, pela primeira vez em sua história, recebeu a solene celebração eucarística que marcou o início de uma missão episcopal da Diocese de Jundiaí, de Dom Arnaldo Cavalheiro Neto. Foi a primeira posse de um bispo da diocese feita fora de Jundiaí. Em 15 de junho, ele foi nomeado pelo Papa Francisco, em substituição a Dom Vicente, que renunciou ao seu cargo e agora é bispo emérito. Dom Arnaldo tornou-se, assim, o sexto bispo diocesano, após a oficialização da posse com a celebração histórica, na Paróquia Cristo Redentor.
Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, sábado foi um dia de fortes emoções, e a cidade acolheu o novo bispo com muito carinho e amor. “Trata-se de um momento único para Várzea Paulista, pois pela primeira vez em nossa história tivemos a honra de sediar a missa de boas-vindas a um bispo diocesano”, relatou.
Para o mandatário, é evidente que o município vivencia novos tempos, de realizações, vitórias e autoafirmação. “O fato de sermos escolhidos para realização de tal cerimonia é algo simbólico e muito significativo, pois coloca a cidade num patamar diferenciado e de destaque em nossa região. Sinto-me orgulhoso em participar deste momento”, finalizou o prefeito.
Solene celebração eucarística
Dom Arnaldo substituiu Dom Vicente, que ficou 12 anos à frente da Diocese de Jundiaí e deixou o cargo neste ano, após completar 75 anos de idade. De forma animada, cerca de 5 mil fiéis acolheram o novo bispo, após o aguardarem ansiosamente.
Depois da acolhida, o novo líder da diocese recebeu as insígnias pontificais do bispo: o anel, sinal de fidelidade e da união com a Igreja; o báculo, símbolo do serviço pastoral; a mitra, habitualmente usada pelo bispo; a cruz peitoral, para lembrar que aonde o bispo for ele é representante de Jesus Cristo e tem a missão de anunciar o Evangelho.