O presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista, Vereador Mauro Aparecido ficou indignado e solidário aos enfermeiros de todo o país nesta segunda-feira. O STF (Supremo Tribunal Federal) registra um placar de cinco a três a favor da suspensão do piso nacional da enfermagem o julgamento virtual continua para a tomada dos demais votos. Até às 21h desta segunda-feira (12), além de Barroso, os ministros Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli votaram para manter a suspensão.
Os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin foram a favor da derrubada da liminar. Faltam os votos da presidente do STF, Rosa Weber, e os ministros Luiz Fux e Gilmar M
Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14.434/2022 instituiu o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Para enfermeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.
Para Mauro Aparecido, é momento de se posicionar pois se trata de um serviço essencial e que prefeituras como Várzea Paulista tem condições de cumprir com o pagamento ou seja cumprimento da Lei 14.434/2022, basta somente o STF deixar de politicagem e seguir dentro da Constituição, pois a Lei foi amplamente discutida no Congresso Nacional e votada dentro do tramite legal e sancionada pela presidência que são os verdadeiros representantes do povo.
A TV Regional vai transmitir a sessão desta terça-feira ao vivo a partir das 10 horas