O Ecoponto de Várzea Paulista, que recebe pequenas quantidades de materiais de construção, entulho, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e recicláveis em geral, passa a funcionar em novo horário aos sábados, a partir do próximo 26 de novembro: das 7 às 12 horas. Durante a semana, o atendimento seguirá das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
O que pode ser entregue?
Pisos, areia, blocos cerâmicos, blocos de concreto, concreto, reboco, telhas de cerâmica, gesso, vidro, metais, pneus, louças, móveis, madeira, papel, papelão, plásticos, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os televisores e monitores com tubo de imagem só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.
É permitido que cada munícipe leve até 1 metro cúbico de entulho por mês. O volume é significativo, pois uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.
O gesso acartonado (placas) deve ser separado de outras peças ou do material em pó. Não há limites para o recebimento do gesso.
O que não é permitido?
Pilhas, colas, óleos, tintas, tecidos, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, animais mortos, produtos químicos, materiais orgânicos, materiais contaminados. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é o da Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente: 4606-8673. As chamadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.
Descarte irregular é crime
Descartar qualquer tipo de material em locais como calçadas, vielas, rios, córregos e terrenos é crime ambiental previsto na Lei nº 1931/2008, passível de multa de até R$ 11 mil. Quem é flagrado cometendo essa infração é autuado e responde civil e criminalmente pelo ato. Para denunciar esse tipo de infração basta contatar a GCM (Guarda Civil Municipal) pelo telefone 0800-770-0811 ou 153. O atendimento é feito todos os dias, 24 horas.
Endereço
O Ecoponto fica na Rua Atroaris, 348 – Jardim Continente, junto à Usina de Asfalto da cidade.