Para conscientizar as crianças sobre a importância da segurança no trânsito de forma lúdica e divertida, as Unidades Gestoras de Trânsito e Educação da Prefeitura estão promovendo para toda a rede o Projeto Cidade Mirim que proporciona atividades imersivas, para os alunos das escolas municipais. Na manhã, dessa segunda-feira (08), foi a vez dos estudantes da CEMEB Juvenal Cândido da Silva, participarem do circuito que possui sinalizações como as de preferência, sinal de Pare e semáforo.
Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga esse tipo de ação é muito importante. “A educação é base de tudo, nada melhor do que começar pelas crianças, por isso através dela podemos passar as metodologias para os pequenos para que eles reproduzam para seus pais, por isso o Projeto Cidade Mirim é tão importante, pois ele fornece educação no trânsito e isso pode salvar vidas”, comentou.
De acordo com Fernando Pasqualino a educação é o alicerce da sociedade. “Dizem que a educação vem de berço, mas do berço também sai a educação, já que a criança aprende aqui e vai reproduzir em casa, pois precisamos lembrar que é sempre mais fácil educar uma criança que um adulto que já tem hábitos e vícios”, finalizou.
O gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, destacou que essa ação vai ensinar as crianças sobre o trânsito para que para elas levem para os pais. “O Maio Amarelo deste ano tem como tema ‘No Trânsito Prefira a Vida’, em cima disso a equipe pensou muito em como as criança fazem parte do trânsito como pedestre, como ciclista e até dentro dos carros, por isso decidimos proporcionar atividades educativas para eles porque para um pai ser chamado a atenção pelo filho, é mais forte que uma multa”, disse.
A gestora municipal de Educação, Magali Souza, relatou que é muito bom que a educação receba esse tipo de ação com essa perspectiva de salvar vidas. “O Projeto da Cidade Mirim trouxe o trânsito para as escolas municipais de forma lúdica para que eles possam aprender na perspectiva do brincar, para que no futuro possam ter uma consciência cidadã frente ao trânsito”, comentou.