Com o intuito de proporcionar mais segurança aos alunos de Várzea Paulista durante a volta às aulas, a Unidade Gestora Municipal de Trânsito realizou nesta quinta-feira (27), a vistoria anual do segundo semestre de 2023, em 143 vans e 16 ônibus. Vale lembrar, que a documentação já foi examinada pelo Detran e os veículos aptos receberam um laudo técnico do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que comprova o bom estado do carro para transportar os alunos.
Após isso, são analisados os seguintes itens dos veículos: cintos de segurança, retrovisores externos e internos, portas dianteiras, buzina, estepe, limpador de para-brisas, setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência. Além das ferramentas, como: macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e extintor de incêndio. São fiscalizadas também as condições gerais do veículo, como abertura de portas, estado dos bancos, funcionamento das janelas, entre outros.
De acordo com o vice-prefeito Fernando Pasqualino, a vistoria realizada na cidade é muito detalhada. “Somos referência, tendo em vista que nosso município faz a vistoria de forma diferenciada, o Fabiano que é nosso diretor de Transporte até foi convidado para levar nosso modelo de vistoria para outras cidades”, finalizou.
Segurança dos alunos, tranquilidade dos pais
Segundo o gestor municipal de Transporte Público e Trânsito Marco Bueno, as vistorias no município acontecem de uma forma prática e rápida, além de ser unificada com o Detran. “Hoje verificamos os equipamentos de segurança, laudo do Inmetro, laudo mecânico, entre outras coisas. E ainda assim, se acharmos necessário, podemos realizar mais análises no decorrer do ano”, relatou.
O gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza, foi acompanhar a vistoria a pedido do prefeito professor Rodolfo Braga, pois ambos sabem da importância da ação. “Nossas vistorias são referência, queremos sempre aprimorar nossas medidas, e desta forma, trazer mais segurança para as crianças do nosso município”, observou.
O diretor de Transporte Fabiano Soares explicou o detalhamento das vistorias feitas na cidade. “Hoje nessa vistoria, olhamos a parte elétrica, toda a parte de segurança e as condições gerais do veículo”, falou. “Após a análise meticulosa, o Detran entrega uma autorização e a Prefeitura cola o selo, o que significa que esses veículos estão autorizados a prestar os serviços de transporte escolar”, disse. O item contem a data de vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista e a assinatura do responsável pela vistoria.
Veículos irregulares
As vans que não preencherem todos os requisitos necessários não ganham o selo de vistoria e não estão aptas a realizar o transporte de pessoas. Por isso, caso o veículo seja reprovado, precisará retornar para uma nova revisão. Caso perceba alguma van atuando ilegalmente, entre em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal), por meio número 153 — atendimento todos os dias, a qualquer horário —, ou com a Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito pelo telefone (11) 4595-4009, que atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.