(11)978084760

NO AR

Em definição ainda.

Com Sandro Moraes

Várzea Paulista

Gestores escolares aprendem como engajar comunidade em projeto de saúde emocional em Várzea Paulista

Ação faz parte de um grande projeto sobre saúde emocional na comunidade escolar municipal, para melhorar relações entre gestores, professores e alunos, e qualificar saúde emocional

Publicada em 05/08/23 às 01:02h - 2514 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

A Unidade Gestora Municipal de Educação de Várzea Paulista segue com seu projeto de saúde emocional escolar na Rede Municipal de Ensino. Na sexta-feira (4), na sede da pasta, gestores escolares — diretores e coordenadores pedagógicos — receberam uma formação sobre formas de engajar pais dos alunos na iniciativa. A psicóloga e mestre em psicologia Silmara Meireles, da Asec (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), coordena o projeto, que também envolve professores e alunos matriculados nos Anos II, III e IV do Ensino Fundamental, e ministra, de forma didática e interativa, as formações de gestores.

Segundo a profissional, os encontros de gestores — seis ao longo do ano — são realizados pensando na função profissional que exercem e em como lidam com as demandas relacionadas a essa missão: relação com o professor, objetivos da escola em relação a alunos, trabalhadores e comunidade.

Cerca de 70 gestores escolares são contemplados com o projeto. De acordo com a mestre em psicologia escolar, esses profissionais são divididos em vários encontros de grupos menores ao longo do dia, para facilitar a troca de experiências. O feedback é bem positivo. “Temos recebido relatos lindos: diretores contando como essa saúde emocional dentro da escola tem mudado as relações no ambiente escolar e promovido engajamento dos professores e cuidado entre as pessoas: acolhimento e solidariedade. Isso tem dado maior fluidez ao processo pedagógico”, afirmou.

A diretora Silvia Nogueira, da escola Juvenal Cândido da Silva (Jardim Buriti), tem encontrado meios de cumprir o desafio de manter boas relações interpessoais, com práticas como expor sentimentos e ter empatia e solidariedade, no exercício de uma liderança assertiva e humanizada. “Percebi que, desde que a formação se iniciou, as relações na escola melhoraram, no sentido de ouvir o outro, entender, ser solidário e compreensivo”. Para a gestora, esses momentos de afeto e palavras de motivação mudaram a vida dela e demais pessoas envolvidas. “Nossa escola passa a ser mais humana e acolhedora. Se não conheço os meus sentimentos e os de cada um da minha equipe, como vou entender os sentimentos dos pais do aluno ou do aluno? A gente só consegue entender o outro quando se entende, nesse mecanismo emocional”, conclui.

A diretora Silvia Nogueira, da escola Juvenal Cândido da Silva (Jardim Buriti), tem encontrado meios de cumprir o desafio de manter boas relações interpessoais, com práticas como expor sentimentos e ter empatia e solidariedade, no exercício de uma liderança assertiva e humanizada. “Percebi que, desde que a formação se iniciou, as relações na escola melhoraram, no sentido de ouvir o outro, entender, ser solidário e compreensivo”. Para a gestora, esses momentos de afeto e palavras de motivação mudaram a vida dela e demais pessoas envolvidas. “Nossa escola passa a ser mais humana e acolhedora. Se não conheço os meus sentimentos e os de cada um da minha equipe, como vou entender os sentimentos dos pais do aluno ou do aluno? A gente só consegue entender o outro quando se entende, nesse mecanismo emocional”, conclui.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1851355
Copyright (c) 2024 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!