Após seis anos, a equipe do Primus venceu o Favela F.C. no último domingo (6), e voltou a se consagrar campeão da primeira divisão do Campeonato Amador de Várzea Paulista. O embate entre as duas equipes foi acirrado e aconteceu no campo do Jardim Paulista, que estava lotado de torcedores apaixonados, criando um ambiente fervoroso.
O prefeito professor Rodolfo Braga, parabenizou todas as equipes que participaram do campeonato e agradeceu a presença dos torcedores. “Com toda a organização da Unidade Gestora de Esportes, com os clubes e torcedores que participam ativamente da competição, podemos dizer que nossa cidade é referência no futebol amador” destacou o prefeito. “Temos o melhor campeonato amador de toda a região. Agradeço a todas as equipes que participaram levando alegria para a comunidade”, completou.
O gestor de Esportes Leonardo Lopes, destacou a parceria da Unidade Gestora com os dirigentes dos clubes. “O planejamento da competição começou em janeiro, nos reunimos com os representantes das equipes e fizemos todo o projeto. Chegar na final com essas duas grandes equipes nos dá um sentimento de dever cumprido”, declarou o gestor.
Durante o segundo tempo da partida, o jogador Gerson, do Favela F.C., sofreu uma queda e precisou de atendimento médico. A equipe da UTI móvel da Unidade Gestora de Saúde estava presente no campo e o retirou da partida para atendê-lo rapidamente. Equipes da Guarda Civil Municipal também estavam no local, para garantir a segurança dos jogadores e torcedores.
Destaques da final
Nos primeiros minutos, o jogo estava muito equilibrado com as duas equipes criando boas chances de gol. A partir da metade do primeiro tempo e se estendendo até o final da partida, o Primus dominou o jogo criando inúmeras chances, e aos 31 minutos do segundo tempo, o jogador Jailton, camisa quatro, subiu sozinho na pequena área, marcando um gol de cabeça que consagrou a vitória do time.
Com a vitória, o Primus foi coroado campeão invicto neste campeonato, visto que terminou a fase de grupos em primeiro lugar no grupo B e venceu todos os seus oponentes nas fases eliminatórias. O técnico Alessando Thuka levou o prêmio como melhor técnico, o atacante Paulo Guilherme levou o prêmio de artilheiro do campeonato, com cinco gols marcados e o goleiro Thiago Xavier, ganhou o prêmio de melhor goleiro por ter a defesa menos vazada da competição, todos da equipe vencedora.
Com a vitória, o Primus leva seu segundo título pelo campeonato após seis anos, o primeiro havia sido no ano de 2017.
Muito mais que futebol
Pela primeira vez na história do campeonato amador de Várzea Paulista, a disputa contou com quatro mulheres apitando a grande final da competição. Mariana Nane Batalha, Patrícia Carla de Oliveira, Natália Galhote e Juliana Esteves são profissionais de nível nacional, apitando jogos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e se destacaram ao controlar o jogo, que foi muito disputado do início ao fim. Natália Galhote destacou que se sente muito feliz por trazer representatividade feminina no esporte. “As mulheres podem fazer o que quiserem”, disse a árbitra. O coordenador de Esporte Amador, Oziel Nabas, destacou que trazer arbitragem profissional para o campeonato engrandece a competição.
O presidente do Favela FC, conhecido popularmente como Pelé, fez um discurso emocionado para os atletas e torcedores presentes, chorou ao se lembrar de toda a trajetória do clube e foi amparado pelo prefeito, ao qual o presidente do time agradeceu pelo apoio.
O destaque especial da partida final do campeonato foi a presença ilustre do lutador Cláudio Ribeiro, que abrilhantou a grande disputa e foi ovacionado por todos os presentes. Cláudio e autoridades municipais como o prefeito professor Rodolfo Braga, o gestor Esportes Leonardo Lopes, o gestor de Infraestrutura e Obras Públicas, Renato Germano, o presidente da Câmara Municipal, Eliseu Notário e o vereador Elton Vargas entregaram as medalhas e troféus para as três melhores equipes do campeonato.