A primeira edição da Taça das Favelas de Jundiaí tem dois donos. O Vila Ana, no feminino, e o Vila Popular, no masculino, venceram seus jogos por 1 a 0 e conquistaram o título, na tarde deste sábado (16) no estádio Jayme Cintra, que ficou lotado com a presença das quatro torcidas envolvidas nas finais
Entre os homens, o Vila Popular, único representante de Várzea Paulista, derrotou o Fepasa com gol de Caio no segundo tempo. Na partida das mulheres, Miriã marcou o gol do título da Vila Ana no duelo contra o Jardim Tamoio. Os jogos foram disputados em dois tempos de 30 minutos.
O artilheiro na edição masculina foi João, do Tulipas/Marlene, com cinco gols marcados.
O evento é uma realização da Central Única das Favelas (Cufa) Jundiaí, em parceria com a prefeitura da cidade
Vila Popular faz a festa no Jayme Cintra
A decisão do masculino teve transmissão ao vivo da TV Tem com narração de Mateus Soares, comentários de Douglas Brito e Rodrigo Capita e reportagem de Gustavo Netto.
O Fepasa controlou o primeiro tempo, teve mais volume, mas não conseguiu marcar. A jogada mais bonita da etapa inicial veio através do talento de Cauãzinho, que foi, de longe, o jogador mais incisivo da primeira meia hora da partida.
Aos 13 minutos, o camisa 11 do Fepasa tirou o primeiro adversário com o corpo, driblou o segundo, chegou à linha de fundo, mas errou o passe para o meio da área. A defesa conseguiu se safar e evitar o gol.
Pouco tempo depois, Cauãzinho foi o responsável pela primeira boa finalização do time azul. Ele chutou da entrada da área, mas a bola foi para fora, ao lado da meta.
Com menos volume em campo, o Vila Popular finalizou pela primeira vez apenas aos 25 minutos de jogo. Caio arriscou de longe e obrigou o goleiro Bruno a defender em dois tempos, no meio do gol.
Na etapa complementar, o primeiro lance incisivo veio dos pés de Cauãzinho, mais uma vez. Aos sete minutos, o atacante do Fepasa tocou para Muller, que recebeu na área, mas chutou nas mãos do goleiro Lucas.
Mesmo com menos chances criadas, a primeira finalização do Vila Popular ao alvo terminou em gol. Aos 11 minutos, em sua primeira chegada na segunda etapa, o Vila inaugurou o placar.
Após o cruzamento na área, Lucas Cavalaro subiu com dois marcadores e ganhou no alto. Ele cabeceou prensado, mas a bola se ofereceu a Caio, que pegou de canhota e chutou no canto, sem chances para o goleiro Bruno, que apenas olhou a bola entrar no canto.
Quatro minutos depois, a situação se complicou ainda mais para o Fepasa. Caio deu um soco de raspão no adversário, recebeu cartão vermelho e deixou o time com um a menos.
O Vila Popular cresceu no jogo e, mesmo com o 1 a 0 no placar, passou a ocupar mais o campo de ataque, também se aproveitando da vantagem numérica.
O time administrou a vantagem, não foi mais ameaçado e conseguiu decretar a vitória e o título da Taça das Favelas para o delírio da comunidade, que marcou presença em grande número no Jayme Cintra.
Vila Ana leva a taça no feminino
Na decisão do feminino, o Vila Ana foi campeão após vencer o Jardim Tamoio por 1 a 0. O gol do título foi marcado por Miriã, nos minutos finais do primeiro tempo, em um chute da intermediária. A finalização saiu fraca, mas a goleira acabou não indo na bola, que entrou no canto.