(11)978084760

NO AR

TV & RÁDIO REGIONAL

sandromoraes.com.br

Várzea Paulista

Eleição do Conselho Tutelar, noticias e resultado.

Veja quem são os cinco eleitos em Várzea Paulista

Publicada em 02/10/23 às 01:53h - 2863 visualizações

por TV & RÁDIO REGIONAL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: TV & RÁDIO REGIONAL)

A Eleição

Realizada no domingo 1, de outubro, em duas escolas no município de Várzea Paulista, Escola Erich Becker e Mitiharu Tanaka, com urnas da Justiça Eleitoral a Eleição 2023, foi um sucesso na cidade. O período de campanha também foi um sucesso, onde os candidatos respeitaram as regras do jogo.

Contratempo que não foi previsto

A escola Estadual Mitiharu Tanaka, não está totalmente preparada para os deficientes e a acessibilidade não é das melhores, um eleitor com Insuficiência Cardíaca com mobilidade bem reduzida relatou que teve dificuldade para chegar até a urna de votação, primeiro que não tem na rua sinalização e vagas especificas para deficientes estacionarem, depois não havia ninguém para orientar possíveis deficientes que chegavam para votar. Segundo o eleitor com Insuficiência Cardíaca ele só foi orientado após já ter subido vários lances de escada, “depois que minha esposa teve que estacionar em local não apropriado, tive que atravessar a rua e andar uns 100 metros para chegar na rampa que me deu acesso a um portão que já havia varios lances de escada, sem rampa alguma, foi ai que fui abordado por uma GCM muito prestativa que tentou me ajudar, também fui ajudado por um policial aposentado que me conhecia, depois de ter votado foi que um dos fiscais de candidatos que permitiu minha esposa entrar com o carro na escola, e me conduzir de volta a minha residência” finalizou.

A TV Regional enviou um E-mail para a Secretaria Estadual de Educação para que pudessem se manifestar a respeito, no entanto por se tratar de fim de semana até a publicação da matéria nao obtivemos resposta.

A apuração

A apuração aconteceu no Plenário Erasto Felix da Câmara Municipal da cidade, onde ocorreu toda apuração dos votos de maneira eficiente e rápida, onde logo os candidatos e eleitores puderam acompanhar e saber os resultados e conhecer os eleitos na Eleição 2023.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ângela Santos, lembrou a grande importância da votação. “A participação da população se fez importante e necessária na escolha dos conselheiros, que terão atribuições e competências para promover, defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados. Esses direitos são assegurados pela Constituição Federal e pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ”.

Outras ações para qualificar o processo eleitoral

Segundo a presidente, a Comissão Eleitoral teve coordenado um trabalho para que o pleito acontecesse com muita transparência possível, prestando orientações aos candidatos durante todo o período de campanha, informações em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, e em templos religiosos, no intuito de divulgar ao máximo a eleição para a população. Por isso houve um grande número de eleitores na importante votação que deste domingo. Uma ampla divulgação também foi realizada, em meios digitais e, inclusive, por meio de faixas e cartazes alusivos à eleição colocadas em escolas e outros pontos estratégicos da cidade.

Ângela também recordou o treinamento recebido pelos cerca de 70 servidores, ofertado pelo Cartório Eleitoral da cidade, na quinta-feira (21), e a sessão aberta na Câmara Municipal, em 5 de setembro, iniciativa do CMDCA que deu a chance de os candidatos interessados se apresentarem, de forma resumida, a trabalhadores da Prefeitura, autoridades municipais, representantes de instituições da sociedade civil e da população.

 

Chefe da Casa Civil

João Paulo que é o Chefe da Casa Civil de Várzea Paulista comemorou em rede social o sucesso da eleição e acrescentou que muito pouco há que se corrigir para os próximos anos, mas que o governo se colocou a disposição para que tudo ocorresse de forma organizada e transparente, “É uma eleição importante que assegura as crianças seus direitos e que auxilia nas políticas públicas voltada para as crianças de nossa cidade, desejo aos conselheiros eleitos que tenham um mandato de sucesso” comentou João Paulo

 O prefeito Rodolfo

O prefeito esteve votando e comentou que em seu governo, uma das prioridades é sim a segurança pública e que assegurar um Conselho Tutelar forte e responsável e garantir uma força eficaz na segurança das crianças que muitas vezes são vítimas de maus tratos e abusos, “O governo estará sempre pronto a ajudar e garantir que cada vez menos tenhamos crianças em situações de risco em nossa cidade, sou um apaixonado por nosso pequenos e sei da responsabilidade de cuidar, pois elas precisam se sentir seguras e com seus direitos garantido” finalizou Professor Rodolfo


No Brasil

A escolha dos mais de 30 mil conselheiros tutelares em todo o Brasil terminou às 17h deste domingo (1º). Os eleitores maiores de 16 anos, com título eleitoral em situação regular, puderam votar nas urnas eletrônicas da Justiça Federal, cedidas pela primeira vez pelo Tribubal Superior Eleitoral (TSE) para uma eleição de representantes dos colegiados municipais para o mandato de quatro anos, que terá início em 10 de janeiro de 2024.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1558573&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1558573&o=node

No Distrito Federal, serão eleitos 220 conselheiros e 440 suplentes, entre os 1.268 candidatos aptos a serem votados. De acordo com a Secretaria de Justiça do Distrito Federal, em 2019, 8% da população compareceu às urnas para eleger os conselheiros aptos a defender os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Desde às 8h, os cidadãos compareceram às zonas eleitorais para votar em todos os estados e no Distrito Federal. No DF, nas duas escolas públicas visitadas pela reportagem da Agência Brasil, na Asa Sul, na zona central de Brasília, os eleitores se disseram bem informados sobre as funções que devem ser desempenhadas por um conselheiro.

“Um conselheiro tutelar tem que ser bastante consciente das necessidades das crianças, dos nossos jovens. E que não se guie por correntes políticas, mas aquilo que é de formação básica, porque precisamos disso. Não só de cidadania, mas também de conhecimento para os jovens que serão o futuro do nosso país. Eu acredito muito no poder revolucionário da educação", destacou a consultora na área de educação Maridél Noronha.

“Um conselheiro tutelar tem que ser bastante consciente das necessidades das crianças, dos nossos jovens. E que não se guie por correntes políticas, mas aquilo que é de formação básica, porque precisamos disso. Não só de cidadania, mas também de conhecimento para os jovens que serão o futuro do nosso país. Eu acredito muito no poder revolucionário da educação", destacou a consultora na área de educação Maridél Noronha.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(11)97808-4760

Visitas: 1839986
Copyright (c) 2024 - TV & RÁDIO REGIONAL - GRUPO MORAES DE COMUNICAÇÃO
Converse conosco pelo Whatsapp!