Nesta terça-feira (03), diversas mulheres varzinas foram realizar o exame de mamografia no Mama Móvel, uma ação da Prefeitura Municipal que disponibiliza o exame no município, através de um mini consultório com mamógrafo montado em um caminhão.
Os exames são pré-agendados pela Unidade Gestora de Saúde e segue a ordem de quem está aguardando na fila. As UBS entram em contato com as mulheres para informar data e horário do exame e para que busquem a guia para a realização. Os exames acontecem das 8 às 16 horas, a Unidade Municipal de Saúde entre os dias 3 a 7 e 9 a 11 de outubro.
Segundo a chefe regional de Saúde, Maryelen Cuberos, serão atendidas cerca de 50 mulheres por dia e a expectativa é que aproximadamente 500 mulheres sejam atendidas durante o período de campanha. A ação faz parte do programa Avança Saúde, que visa melhorar o atendimento do sistema de saúde municipal.
Acolhimento e facilidade
Olímpia Rodrigues, de 69 anos e moradora da cidade há 35 anos, disse que se sentiu acolhida durante o exame. “Fui muito bem atendida, o exame foi bom e rápido, a moça nos trata com muito carinho”, comentou.
Já Silvana Sousa, de 41 anos, moradora do bairro Cidade Nova ll, contou que essa foi a primeira vez que realizou o exame. “Eu pensei que fosse doer, mas não, foi muito tranquilo. A primeira vez que fiz e veio em boa hora, fazia dois meses que estava aguardando pelo exame”, ressaltou.
Conscientização é a chave
A tecnóloga de radiologia, Liane Alves que está realizando os exames falou sobre a importância da conscientização de manter o exame de mamografia em dia, e passou algumas orientações. “Orientamos que o exame seja feito 10 dias antes ou depois da menstruação, justamente para evitar que o exame seja dolorido e que as pacientes venham tranquilas”. Além disso, ela frisou a importância de não faltar a consulta e manter os exames em dia. “O câncer de mama é o câncer que mais acomete mulheres hoje no Brasil e no mundo. É importante manter os exames preventivos em dia, mamografia, ultrassom, isso é autocuidado e respeito com seu próprio corpo”, destacou Liane.